A grande “Campanha de Conciliação da Água” pode regularizar a situação do consumidor inadimplente. Para isso, a pessoa com débitos junto à Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) deve procurar um dos postos de atendimento da Sanecap, a partir de 13 de fevereiro até 09 de março, para fazer o acordo.
A ação é a oportunidade da população expor sua situação individual ao poder público e quitar de vez suas dívidas. A Campanha é uma parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), que acompanhará todo o processo burocrático, que envolverá tanto a parte técnica como a comercial do sistema de Saneamento da Capital.
Call Center
Segundo o call center (115) da Companhia, a maioria das queixas dos moradores se refere ao não recebimento de água de forma contínua, porém o consumidor argumenta que a conta de água é enviada mensalmente às residências.
Nestes casos, o consumidor inadimplente não consegue receber água do caminhão pipa e a situação se agrava. Portanto, a Campanha quer dar agilidade nos casos e ouvir do cidadão sobre a real situação de cada consumidor. O objetivo é que o consumidor exija os seus direitos, mas também cumpra com seus deveres e obrigações.
Durante o mês da Conciliação, os técnicos deverão orientar sobre o procedimento a ser seguido pelos consumidores. O Decreto-Lei nº 5.503, aprovado em dezembro/11, oferece facilidades no pagamento como: o parcelamento em até 60 vezes e descontos de até 100% sobre juros e multas. O cidadão ainda terá o prazo de 15 dias úteis, a contar a partir da data da conciliação, para quitar a 1ª parcela.
Confira os postos de atendimento ao consumidor:
Serão oito postos volantes que estarão atendendo das 9h às 21h. São eles: Pedra 90 (em frente ao Caic), no Jardim Fortaleza (em frente ao Centro Comunitário), no Três Barras (em frente ao Centro Comunitário), no Jardim Vitória (em frente à Escola Municipal Adjane Ribeiro), na Lagoa Encantada (no CPA III), no Verdão (em frente ao Ginásio Iuso Shinohara/ Artes Aarciais), no Jardim Colorado (em frente à Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida) e no Dom Aquino (em frente à Seminfe- Carmindo de Campos).
Outros cinco postos fixos estarão funcionando em horário normal de expediente, das 7h30 às 17h. Na Rua Pedro Celestino, Ganha Tempo, CPA II, Regional Sul e Carumbé (reativado durante o período da Campanha).