domingo, 22/12/2024
InícioSaúdeCampanha contra a poliomielite começa e deve imunizar 40 mil crianças

Campanha contra a poliomielite começa e deve imunizar 40 mil crianças

 A campanha 2013 de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). A campanha deverá imunizar 39.888 crianças de seis meses a cinco anos de idade em Cuiabá. Para isso, 40 mil doses da vacina foram enviadas pelo Ministério da Saúde.

 

As 61 salas de vacinação nas unidades básicas de saúde da Capital estarão abertas, até às 17h. A campanha segue até o dia 21 de junho. A vacina é via oral (gotinha) e os pais precisam levar as cadernetas de vacinação dos filhos para que possam programar a imunização, caso alguma vacina esteja atrasada.

 

Desde 1989 não se registra nenhum caso da doença no Brasil, tendo o país recebido, inclusive, o certificado da Organização Mundial de Saúde pela erradicação da paralisia infantil.

 

O secretário adjunto de Assistência da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Fernando Santos e Silva, lembrou a importância de que todas as crianças da faixa etária da campanha sejam imunizadas. “A doença não existe mas no Brasil, mas recebemos estrangeiros com muita frequencia e por isso é sempre necessário ter o controle sobre a poliomielite”, explicou.

 

Poliomielite

 

A poliomielite é uma doença viral, causada por poliovírus e subdivide-se em três sorotipos (1, 2 e 3). É altamente contagiosa, e afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso.

 

Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaleia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes, portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas.

 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes