sexta-feira, 10/01/2025
InícioCidadeCaminhão do Peixe atende consumidores na Praça Alencastro

Caminhão do Peixe atende consumidores na Praça Alencastro

O programa Caminhão do Peixe, executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento da capital, atenderá nesta semana os moradores de Cuiabá na Praça Alencastro, entre os dias 29 e 31. Além de poder comprar o pescado a preços mais acessíveis, quem passar pelo local poderá ainda adquirir verduras cultivadas por pequenos produtores da capital. 

 

O projeto itinerante é desenvolvido através de uma parceria realizada entre a Prefeitura de Cuiabá e o Ministério da Pesca e Aquicultura e percorre semanalmente a capital, vendendo peixes que são cultivados por pequenos produtores. Anteriormente dirigido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, o plano será a partir de agora conduzido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. 

 

O Caminhão do Peixe está prestes a completar um ano de existência, uma vez que foi posto em prática em julho de 2013 como uma forma de fortalecimento da agricultura familiar. O secretário de Agricultura, Elias Alves de Andrade, comenta sua importância para o desenvolvimento dos pequenos produtores e também para a população, que pode ter acesso à mercadoria a um preço mais barato se comparado aos mercados.

 

“Esse programa beneficia os piscicultores, que têm a comercialização de suas produções garantida, e a população, que pode ter acesso a um alimento saudável pagando preços inferiores aos de mercado. Com o projeto, eliminamos também a figura do atravessador, garantindo o contato direto entre produtor e consumidor”, comentou o gestor.

 

Quem quiser aproveitar os preços em conta do pescado, o Caminhão do Peixe estará aberto para atendimento a partir de quinta à sexta das 08 às 18 horas e no sábado, das 08 às 12 horas, ou até que durem os estoques. Esta semana, estão sendo vendidos Pacu, Tambacu,  e Tambaqui a R$ 8,00/kg sem vísceras e escamas e a R$ 10,00/kg sem vísceras, sem escamas e sem espinha.

 

O pescado comercializado no programa é produzido em viveiros que são disponibilizados aos piscicultores pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, através do programa Nosso Peixe, que prevê a construção de 120 tanques até agosto. Até o momento, 45 tanques já estão prontos e foram entregues aos produtores que passam a já poder abastecer o Caminhão do Peixe e dar continuidade ao ciclo.

 

Além de perfurar os tanques, os piscicultores são auxiliados com orientação sobre como manter seus viveiros, quais as especificações dos peixes que devem ser criados no espaço, análise da água e tipo de ração. Para receberem o benefício, no entanto, os produtores assinam um termo de responsabilidade onde reconhecem que os viveiros foram construídos pela Administração com dinheiro público.

 
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes