Em um projeto ousado com a construção do novo Shopping Popular de Cuiabá, a padronização dos boxes foi o ponto chave da nova estrutura, já que 100% dos camelôs que viviam na informalidade tiveram que abrir uma empresa, já que esta exigência veio no contrato de concessão que a Prefeitura e Ministério Público solicitaram a Associação, possibilitaram que todos abrissem sua MEI (Micro Empresa Individual) ou ME (Micro Empresa).
Com esta formalização, o Shopping Popular de Cuiabá, atraiu também olhares de órgão como Sebrae que busca ajudar o micro empresário, devido ao grande volume de novos empresários. Equipes do Sebrae esteve em visita as instalações e cadastraram vários camelôs na sua campanha compre do pequeno já que esta modalidade é responsável por 52% dos empregos formais e somam mais de 10 milhões, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.
O presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Oliveira Galvão, afirma que os camelôs sempre foram exemplo ao que se refere micro empreendedor. “Ficamos felizes com a visita, o Shopping Popular está de portas abertas para a campanha e que nossos associados entendam e se cadastre, é um grande benefício para o seu crescimento, e costumo dizer que os camelôs sempre foram exemplo neste quesito, conseguimos formalizar 100% dos nossos associados, e por consequência gera emprego e renda ao município, a associação sempre que pode trabalha com capacitação e palestras, informações e agora um apoio bom do Sebrae que essa campanha se estenda e que venha a ser referência a pequeno” Frisa Misael Galvão.
Uma das associadas cadastrada no movimento Laura Cristina da Águia Color Box 354, disse achar válido à campanha e busca valorizar também seu negócio.
“Olha tudo que vem para melhorar é válido, porque você além de ficar com cadastrado no Sebrae, que é um grande órgão que representa quem está começando, logo nos incentiva e busca também outras pessoas a valorizar o pequeno e para quem tá começando agora é um bom negócio. O mercado esta ai, sempre temos de buscar espaço, queremos a valorização do pequeno, eu sou micro empresária a muitos anos e mesmo assim sempre buscamos incentivar e divulgar, aqui no Shopping Popular a Associação sempre nos incentiva e assim buscando sempre nos tornar referência”. Diz Laura.
O projeto do Sebrae tem três modalidades de cadastramento, cliente, apoiador e o dono, e já tem mais de 6.500 mil cadastrado em todo Mato Grosso e dia 5 foi o último dia de cadastro e a pergunta é porque se cadastrar?
• Pequenos negócios valorizados movimentam o comércio local e promovem o desenvolvimento social. Ao comprar da pequena empresa, o consumidor ajuda os pequenos negócios a se fortalecerem. Isso estimula a empresa a inovar, a melhorar o seu desempenho, a diversificar a oferta de produtos e serviços, a atender melhor o cliente. E o cliente agradece a preferência.
• Comprar do pequeno negócio é um ato transformador
O consumidor tem o poder de escolha. Eleger o pequeno negócio na hora da compra ajuda a fortalecer esses segmentos e impulsiona a economia. Portanto, a sua decisão de comprar dos pequenos negócios é um ato que pode transformar o país: ganha o pequeno negócio, ganha o consumidor, ganha o cidadão, ganha o Brasil. Comprar do pequeno negócio é um grande negócio para todos.