O requerimento já havia sido aprovado pelo Conselho e o prazo, que terminaria no dia 20 de novembro, irá agora até o dia 20 de janeiro de 2007. “Nosso objetivo é garantir tempo hábil para o julgamento de todos os processos”, disse o presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP).
Em reunião hoje, o Conselho de Ética aprovou a lista de testemunhas que deverão ser ouvidas nos processos que estão sendo relatados. As principais testemunhas a serem convidadas, e que constam de todos os processos, são os empresários donos da Planam, Darci e Luiz Antonio Vedoin, e a ex-funcionária do Ministério da Saúde Maria da Penha Lino.
De acordo com Ricardo Izar, os três são considerados essenciais no esclarecimento dos processos contra os deputados investigados e deverão ser ouvidos apenas uma vez.
Também na reunião de hoje, Ricardo Izar nomeou o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) para ser defensor dativo do deputado Cabo Júlio (PMDB-MG), que responde a processo por quebra de decoro no Conselho. O parlamentar não apresentou sua defesa por escrito e nem o rol de testemunhas de defesa dentro do prazo de cinco sessões após receber a notificação do processo.
Dos 67 investigados, 32 já apresentaram defesa por escrito. Outros 33 deveriam fazê-lo ainda hoje. Na próxima semana vencerá o prazo de apresentação de defesa para o último notificado.