domingo, 22/12/2024
InícioMundoCâmara dos EUA rejeita barrar programa de monitoramento telefônico do governo

Câmara dos EUA rejeita barrar programa de monitoramento telefônico do governo

Por margem estreita, a Câmara de Representantes dos EUA rejeitou nesta quarta-feira um desafio à compilação feita pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) de centenas de milhões de registros telefônicos de americanosdepois de um duro debate em que se contrapuseram os direitos à privacidade e os esforços do governo para combater o terrorismo.

 

A votação de 217 a 205 da noite desta quarta provavelmente não será a palavra final sobre a intrusão do governo para defender a nação e as liberdades civis americanas.

A discussão marcou a primeira chance dos legisladores de tomar uma posição sobre o programa de monitoramento desde que o ex-analista de sistemas de umaprestadora de serviços da NSA Edward Snowden vazou documentos ultrassecretos no mês passado, revelando o escopo monumental das atividades do governo.

Advogado:  Snowden vai permanecer no aeroporto de Moscou por enquanto

Traidor ou herói: Delator dos EUA abre debate sobre limites da guerra ao terror

O deputado republicano Justin Amash desafiou o programa classificando-o como uma coleta indiscriminada de registros telefônicos, dizendo que sua medida tinha o objetivo de defender a Constituição dos EUA e "a privacidade de cada americano".

Sua medida, oferecida como uma emenda ao projeto de lei de gastos com Defesa de US$ 598,3 bilhões para 2014, teria cancelado a autoridade do programa da NSA, pondo fim à habilidade da agência de coletar registros telefônicos e metadados sob o Ato Patriótico, aprovado após os ataques do 11 de Setembro , sem a identificação de um indivíduo sob investigação. Posteriormente, a Câmara aprovou todo o projeto de lei de Defesa por 315 a 109.

Análise: Antes ambivalente, Obama manteve abordagem de Bush para defesa

A questão criou incomuns coalizões políticas em Washington, com o governo de Barack Obama, líderes de segurança nacional no Congresso e o establishment republicano se opondo a conservadores de tendência libertária e a alguns democratas liberais.

A medida enfrenta forte oposição no Senado e da Casa Branca, e provavelmente não sobreviverá no projeto de lei final de gastos.

Chefe de inteligência: Programa de monitoramento dos EUA evitou ataques

Proponentes dos programas da NSA argumentam que as operações de monitoramento foram bem-sucedidas em evitar ao menos 50 conspirações terroristas em 20 países, incluindo de 10 a 12 nos EUA, sendo uma delas um plano de ataque contra a Bolsa de Valores de Nova York .

 

UOL

*Com AP

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes