Foi aprovado em reunião ordinária, realizada nesta quarta-feira, pela
Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados, o projeto de
lei nº 3.013, de autoria do deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT),
que altera o traçado da BR-163, fundamental corredor para o escoamento de
grãos da principal região produtora de Mato Grosso para o Sul do país.
A rodovia, ao chegar a Rondonópolis, vinda de Campo Grande-MS, se sobrepõe à
BR-364 e nesta sobreposição existe uma estrada tomada de inúmeros e graves
acidentes de trânsito, devido ao pesado trafego de veículos. “Depois de
asfaltada, a rodovia servirá como canal de desafogo do forte tráfego de
veículos da ligação Rondonópolis/Cuiabá, que tantos problemas têm criado
para o governo federal. Daí a importância da aprovação do projeto de Lei”,
destacou Fagundes.
O novo traçado rodoviário terá uma extensão de 220 km. Segundo a relatora do
projeto, a deputada Marinha Raupp (PMDB/RO), a alteração proporciona uma
solução técnica para os problemas encontrados no atual percurso. A mudança
permitirá uma melhor orientação dos fluxos das rodovias que cruzam com a BR
ou que nela desembocam, dentre elas a BR-070, a MT-270, MT-130, MT-140 e
MT-337.
O Projeto de Lei visa aproveitar parte do traçado da estrada velha que
ligava Campo Grande (MS) à Cuiabá, passando pelo povoado de São Lourenço de
Fátima (Juscimeira) e margeando o traçado da Ferronorte (Ferrovia Francisco
Vuolo), podendo servir de apoio a futuros terminais de carga ao longo do
trecho, além de se desviar da Serra de São Vicente, diminuindo elevados
custos na implantação de obras estruturais do traçado.
Outro dado importante é que o novo trajeto provocará o desenvolvimento do
turismo em toda a região atingida, especialmente para as localidades de
Mimoso, Santo Antônio do Leverger e Barão do Melgaço.
Assessoria de Comunicação