A Câmara de Vereadores de Várzea Grande aprovou por 12 votos a favor e 08 contra, pelo afastamento do vereador Nilo Nascimento de Campos (PV).
O afastamento é preventivo e será de 90 dias ou enquanto durar as investigações, requerida pela Comissão Processante (CP) que apura as denúncias de veiculação de material pornográfico e pedófilo em um blog que o Parlamentar mantém na internet.
No requerimento pelo afastamento do pevista, a Comissão Processante usou a essência dos artigos 11 c/c 20, parágrafo único da Lei 8.429/92 (Lei da Improbidade Administrativa), que no geral, dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos.
Os membros da Comissão viram a necessidade da ausência de Nilo Campos frente aos trabalhos legislativo. O documento classifica como; cautela e resguardo ao interesse administrativo público até o final da apuração do suposto crime.
Para o relator da Comissão – vereador Miguel Baracat do PT, “o afastamento preventivo do vereador Nilo se faz necessário, até porque, para ele ter maior tempo para provar inocência e exímio para que voltar na função. Não é perseguição, apenas queremos fazer o correto no que manda a Casa”, justificou Baracat.
Já o presidente da Comissão – vereador João Tertuliano de Barros “Joãozito” (DEM), “o fato é muito grave.” Joãozito ainda aproveitou da ocasião para aconselhar o colega acusado: “Faça uma defesa bastante coerente, senão o colega corre sério risco de perder o mandato”, concluiu Barros.