Nesta sexta-feira (04), no Plenário das Deliberações da Câmara de Cuiabá, às 09h:00 da manhã, acontece uma sessão solene para homenagear os capoeiristas pelo seu dia, o qual se comemora anualmente no dia 03 de agosto. A sessão solene é uma iniciativa do vereador Elizeu Nascimento.
A data de 03 de agosto se popularizou em todo o país como dia do capoeirista, embora ainda não exista uma data nacionalmente oficializada que homenageie e comemore os praticantes deste esporte. A data citada foi estabelecida por lei pelo Estado de SP, por meio da Lei nº 4.649, de 1985.
Atualmente reconhecida e considerada em todo o mundo, a capoeira é uma arte que mistura vários tipos de arte como: dança, música, poesia, defesa…, no entanto ela foi por muito tempo, proibida e criminalizada no Brasil, sendo somente descriminalizada no governo de Getúlio Vargas, influenciado por um dos maiores mestre de capoeira do Brasil: Bimba.
A capoeira foi criada em meados do século XVI por homens e mulheres que foram escravizados, como forma de resistência e protesto à escravidão. Desde 2008 a capoeira é considera Patrimônio Cultura Imaterial Brasileiro pelo Iphan.
Pela importância desta arte e de toda a sua história, o legislativo cuiabano, convida a sociedade a participar desta sessão solene para homenagear os praticantes deste esporte-arte que tem no seu gene a luta contra um dos maiores crimes da humanidade.