domingo, 22/12/2024
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Câmara aprova projeto que exige concessão para motoristas de aplicativos

A C&acircmara dos Deputados aprovou no in&iacutecio da noite desta ter&ccedila-feira (4) o texto-base do projeto de lei que visa regulamentar os servi&ccedilos de transporte privado individual de passageiros por meio de aplicativos como Uber, Cabify, entre outros. A aprova&ccedil&atildeo foi feita de modo simb&oacutelico, ou seja, sem contagem dos votos.

O destaque aprovado pela C&acircmara, de autoria do PT, imp&otildee uma idade m&aacutexima para os ve&iacuteculos, a necessidade de autoriza&ccedil&atildeo espec&iacutefica emitida pelo poder p&uacuteblico municipal quanto ao local da presta&ccedil&atildeo do servi&ccedilo, e certificado de registro de ve&iacuteculo em nome do motorista e placa vermelha. Dessa maneira, caso a mat&eacuteria passe pelo Senado e seja sancionada pelo presidente Michel Temer, ser&atildeo criadas mais restri&ccedil&otildees &agraves empresas desse ramo, o que poder&aacute inviabilizar o servi&ccedilo no Pa&iacutes.

O texto-base aprovado teve a relatoria do deputado Daniel Coelho (PSDB-PE) e, apesar de aprovar o funcionamento desses servi&ccedilos, prev&ecirc que a regulamenta&ccedil&atildeo da atividade ficar&aacute a cargo dos munic&iacutepios e do Distrito Federal.

Para que os entes federativos possam regulamentar a atividade, ter&atildeo de seguir algumas diretrizes, como cobran&ccedila de tributos municipais pelos servi&ccedilos contrata&ccedil&atildeo de seguro de acidentes pessoais de passageiros e do DPVAT para o ve&iacuteculo e inscri&ccedil&atildeo do motorista no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) como contribuinte individual.

Leia tamb&eacutem: Lei sobre abuso de autoridade pode criminalizar ju&iacutezes, diz S&eacutergio Moro

Al&eacutem disso, o motorista interessado ter&aacute de carteira de habilita&ccedil&atildeo na categoria B ou superior com informa&ccedil&atildeo de que exerce atividade remunerada, al&eacutem de cadastrado na empresa que gerencia o aplicativo. O texto estabelece ainda que o certificado de registro do ve&iacuteculo deve ser emitido no munic&iacutepio ou na &aacuterea conurbada interestadual.

Sem que essas obrigatoriedades sejam cumpridas pelas empresas, o transporte ser&aacute considerado ilegal.

Opini&otildees

Na segunda-feira (3), a Uber enviou nota &agrave imprensa na qual considera que o projeto pretende transformar os seus servi&ccedilos e os servi&ccedilos prestados pelos motoristas parceiros em sistemas convencionais de t&aacutexi&quot.

&quot&Eacute preciso alertar toda a comunidade de motoristas e passageiros que conhecem os benef&iacutecios da atividade de carros particulares a se mobilizarem. A mostrar a estes deputados federais, que os carros particulares s&atildeo uma conquista e uma escolha de milh&otildees de pessoas que enfrentam os desafios do dia a dia das metr&oacutepoles brasileiras para gerar riqueza ao pa&iacutes&quot, afirmou a 99, por meio de nota.

O projeto aprovado na C&acircmara ainda tem de ser apreciado pelo Senado e, se passar, vai para san&ccedil&atildeo do presidente Temer.


Com informa&ccedil&otildees da Ag&ecircncia C&acircmara

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Parmenas Alt
Parmenas Alt
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