quinta-feira, 21/11/2024
InícioAgronegócioCafeicultores optam por asfalto para secar grãos em MG

Cafeicultores optam por asfalto para secar grãos em MG

Os produtores de Poços de Caldas, na principal região cafeeira do Brasil, estão cobrindo seus terreiros com asfalto para secar os grãos de café mais rápido e melhorar a qualidade, afirmou um agrônomo local.

“A demanda por isso está crescendo. O produtor ganha com o tempo de secagem, a cor preta retém mais calor”, disse Marcos Tadeu, que trabalha com desenvolvido econômico para autoridades de Poços de Calda.

O asfalto, que é espalhado frio, custa um quarto do preço da superfície de concreto e seu uso pode reduzir o tempo necessário para secar os grãos de 15 dias para 10 a 12 dias, de acordo com o tempo.

Há quatro anos a prefeitura de Poços de Caldas passou a disponibilizar seus funcionários para que façam a cobertura de asfalto nos terreiros dos produtores. Neste ano e em 2007 eles fizeram 20 mil metros quadrados de cobertura.

Diferente do asfalto comum, que pode manchar o produto e prejudicar seu sabor, Tadeu disse que o tipo frio –que é espalhado na forma líquida e endurece em cerca de uma hora– não contamina os grãos.

“O café que secou no asfalto no ano passado ganhou o primeiro prêmio em uma competição de qualidade em Minas Gerais”, disse ele, explicando que o custo é de cerca de 5 reais por metro quadrado, ante 20 reais para o concreto. O asfalto, entretanto, tem uma vida útil mais curta.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes