O município de Cáceres, na região Oeste do Estado, conta com um forte potencial para a expansão do seu desenvolvimento econômico, por meio da hidrovia Paraguai-Paraná. Para impulsionar o crescimento da navegação pelo rio Paraguai e fomentar as exportações, será construído o porto Barranco Vermelho. A Secretaria de Estado Meio Ambiente-Sema, recebeu no ano passado, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), da GPG Serviços Portuários, que construirá o porto e a vistoria no local, foi realizada no último dia 24 de agosto, pela Sema.
A secretaria deverá realizar nos próximos meses a audiência pública, para debater o tema com as entidades de classe e segmentos organizados. O porto depende da liberação do licenciamento ambiental, logo que obter o licenciamento a empresa dará início a execução da obra.
O terminal portuário, será construído na fazenda Barranco Vermelho e ocupará 9 hectares, de uma área total de 35 hectares. A sede contará com alojamentos, estacionamentos, balança, armazéns de bag, armazém de fertilizantes, coletor de amostras e silos, píers e área de preservação. A estrutura poderá gerar 900 empregos diretos e indiretos. Serão investidos R$ 100 milhões, em duas etapas, sendo a metade com ampliação do porto. O terminal de multi-uso será um prestador de serviços para exportadores e importadores. A capacidade estimada é de 360 mil toneladas, no primeiro ano de operação. Já no quinto ano, a previsão é de 800 mil toneladas. O porto, mesmo localizado á 60 quilômetros da sede do município, deverá atrair muitos investimentos, as receitas serão geradas para Cáceres. O terminal possibilitará as exportações através da hidrovia do rio Paraguai e também contribuirá com a valorização e resgate histórico da Fazenda Barranco Vermelho, onde já foi um porto, no passado.
Mas para promover o avanço da navegação de cargas pela hidrovia, Cáceres enfrenta outro entrave. É necessária também a pavimentação de um trecho de 68 quilômetros, partindo da BR 174 até Santo Antônio das Lendas (estrada do Facão), que dará acesso ao porto. Ele será construído na Fazenda Barranco Vermelho justamente no ponto viável para o início da navegação de cargas. “e vai diminuir 118 quilômetros de rio para chegar a outros portos”.
Do perímetro urbano da cidade até a fazenda é o trecho mais sinuoso e problemático para a navegar. Esta é razão para operar a partir da fazenda Barranco Vermelho. Além disso, a estrada asfaltada trará benefícios ao turismo, melhorando acesso aos empreendimentos turísticos, como as pousadas e também aos pecuaristas da região.
O que se espera é o apoio efetivo da classe política tanto estadual, quanto federal para concluir o asfalto na rodovia. O senador Wellington Fagundes e o deputado federal, Neri Geller, estão trabalhando no tema e lutando pela conclusão. Sem a estrada asfaltada, não será possível a construção do porto. Além disso, o porto Barranco Vermelho, será um elo indispensável para a Zona de Processamento de Exportação de Cáceres. A ZPE foi criada com o objetivo de exportar e contribuir com o desenvolvimento econômico de Mato Grosso.