O presidente norte-americano, George W. Bush, vai receber na Casa Branca um líder da maioria xiita do Iraque, e no mês que vem se encontra com o vice-presidente sunita do país, segundo autoridades dos EUA.
Essas conversas sinalizam um engajamento mais direto de Bush, depois da reunião de crise com o primeiro-ministro Nuri Al Maliki, na quinta-feira na Jordânia, destinada a buscar formas de atenuar as tensões sectárias no Iraque.
A Casa Branca disse na sexta-feira que Bush vai receber o dirigente xiita Abdul Aziz Al Hakim “para uma troca de opiniões e discussões sobre questões importantes que o Iraque enfrenta hoje”.
Hakim comanda o Conselho Supremo para a Revolução Islâmica no Iraque (Sciri), cujo braço armado, a Brigada Badr, é acusada de manter esquadrões da morte contra sunitas, o que o grupo nega.
Em janeiro, Bush vai se encontrar com o vice-presidente Tareq Al Hashemi, segundo uma fonte do governo que não deu mais detalhes.
Bush recebe na quarta-feira um relatório de uma comissão bipartidária que elabora alternativas estratégicas no Iraque, entre as quais provavelmente uma retirada gradual das tropas.
O Sciri foi fundado em 1982 no Irã e é parte da Aliança Unida, uma coalizão de partidos islâmicos xiitas que fez maioria quase absoluta no Parlamento eleito há um ano no Iraque.