O presidente dos Estados Unidos, George Bush, afirmou hoje que durante a cúpula do G8 em São Petersburgo expressará a seu colega russo, Vladimir Putin, as preocupações em relação à falta de liberdades na Rússia.
Bush afirmou em entrevista coletiva realizada junto à chanceler alemã, Angela Merkel, em Stralsund, no nordeste da Alemanha, que perguntará a Putin se na Rússia há uma oposição e uma imprensa que possam operar livremente.
O presidente acrescentou que a Rússia tem que entender que deve compartilhar os valores comuns dos Estados Unidos e da Europa e que há muitos problemas que devem ser resolvidos conjuntamente, como a disputa com o Irã ou a Coréia do Norte.
Merkel pediu à Rússia que ratifique a Carta da Energia – um tratado internacional que Moscou assinou há dez anos mas que não ratificou – e assuma plenamente suas responsabilidades como membro estratégico da UE.
Merkel, no entanto, ressaltou que a Rússia é para a Alemanha um parceiro confiável em matéria energética e que como país fornecedor sempre atendeu os compromissos contraídos.
Quanto ao tema das liberdades cidadãs e dos direitos humanos, Merkel afirmou que “gostaria que na Rússia houvesse um máximo possível de direitos para todos” e um máximo de pluralidade.
“Estou plenamente convencida de que a pluralidade fomenta a estabilidade em um país”, afirmou.
Bush e Merkel fizeram estas declarações durante uma entrevista coletiva concedida por ocasião da visita do presidente americano ao reduto eleitoral da chanceler, nas vésperas da cúpula do G8 na Rússia.
EFE