Para não perder consumidores por conta da crise, lojistas do Shopping Popular oferecem bom preço para o Dia das Crianças. Quem for presentear os pequenos no próximo dia 12 poderá encontrar produtos variados desde eletrônicos a brinquedos tradicionais, roupas, capinhas de tablete e celular e preços que variam conforme o produto. O objetivo é tentar seduzir o público para o consumo nesta data especial — o comércio popular estima um crescimento de 2% nas vendas para a data.
Uma pesquisa nacional feita pela Fecomércio com 1.200 pessoas mostra que 46% dos brasileiros têm a intenção de presentear os pequenos neste ano. A série histórica demonstra uma leve tendência de queda: no ano passado, esse número ficou em 47%. O gasto médio por pessoa com presentes será de R$ 102, mesmo patamar de 2014.
Segundo o presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular Misael Galvão, a projeção se mantém praticamente estável por conta de medidas de economia tomadas pelos consumidores em sua rotina. “Vivemos o momento pior economicamente, mas o brasileiro já tem pisado no freio no seu consumo do dia a dia. Mas ele pode se dar ao luxo e gastar um pouco mais nesta data, e a opção de preços populares crescem devido a este momento econômico, e aqui a ordem é não perder venda e por isso manteremos os preços aplicados durante o ano todo, nossa expectativa é que passe das 50 mil pessoas visitando o shopping até a data”, afirma Misael.
Segundo o diretor financeiro, João Batista, comerciantes utilizam de criatividade para não perder seus clientes. “Os associados estão inovando para seduzir os pais e avós e apostam nas promoções, são pouco mais de 500 boxes a disposição e o bom atendimento com a diversificação de produtos que chama atenção do público”, conclui.
Estrutura
O novo Shopping Popular está atendendo em sua nova estrutura a pouco mais de um mês e já se sente a diferença da qualidade de vida dos associados. “O shopping dispõe de praça de alimentação, ambiente climatizado e agradável, segurança, tudo para que o cliente sinta à-vontade e faça melhor suas escolhas e com essas variedades de produtos que temos aqui, é a opção com as novas lojas, 2 pisos, salão de beleza, sorveterias, calçados, farmácia e vários outros seguimentos como eletrônicos que é boa opção”, afirma Misael Galvão.
Pechinchar é o lema
Mas quem sai à procura de presentes acredita que os preços dos produtos ainda podem melhorar, ai que entra o jogo de cintura do lojista para não perder a venda e os pais devem a cima de tudo conversar com os pequenos. É o caso da Claudiana da Silva, Vendedora, “Vai delas escolher, agente tem de optar por esta opção, que elas querem então aqui o preço ajuda e as mercadorias também”. Frisa
Antes de comprar o presente das crianças convém também, quais as condições e formas de pagamento do produto. “Está saindo mais no cartão que na crise agora, eu optei por dividir até em 3 vezes para facilitar, sem juros, e muitos estão preferindo no cartão”. Afirma o associado associado Wellington Carlos de Oliveira.
A cliente Irene Tiburcio Salvador veio ao Shopping com R$ 100 reais, para comprar um presente, acabou levando uma boneca, e um ônibus iluminado para os netos, pelo valor total de R$ 65 reais, porque enquanto consumidora ela agiu como criança. “Se a gente não chorar não mama né”. Diz toda Feliz
Segundo a Fecomércio, 65% dos que vão dar presentes optarão por brinquedos. Roupas e calçados são a escolha de 28%; bicicleta 4% e videogames 5%.