quinta-feira, 19/09/2024
InícioEconomiaBRICs pedem maior diversificação do sistema de moedas mundial

BRICs pedem maior diversificação do sistema de moedas mundial

Também ficou definido que os quatro países vão atuar de forma coordenada na reforma do sistema financeiro internacional. A estratégia visará em especial a próxima reunião do G20 (grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo, representadas por 19 países desenvolvidos e emergentes e pela União Europeia), marcada para setembro, nos Estados Unidos, mas já será posta em prática no encontro do G-7 (grupo que reúne os sete países mais industrializados do mundo), no mês que vem, na Itália.

O anúncio da cooperação foi formalizado na declaração oficial do evento pelo presidente russo, Dmitri Medvedev. “Vamos coordenar o nosso trabalho. Vamos agir de uma maneira forte e permanente”, afirmou o chefe de Estado, referindo-se à agenda global de reforma do sistema financeiro.

Ação conjunta

Segundo Medvedev, os presidentes dos bancos centrais e os ministros das Finanças, de Energia e Agricultura dos quatro países do Bric farão encontros periódicos para organizar as estratégias comuns. Segundo ele, a cúpula de hoje dos líderes dos países do BRIC deve criar condições para uma “ordem mundial mais justa”. Ele descreveu o encontro como “histórico”.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, ratificou o consenso. “Os BRICs poderão agir de forma conjunta, sobretudo em termos financeiros.”

Novas respostas

No texto do comunicado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se compromete ao lado dos colegas a “oferecer respostas novas para velhos problemas que precisam de respostas urgentes”, assim como “uma liderança corajosa frente à inércia e indecisão”.

Os BRICs pedem ainda a adoção de um sistema de supervisão supranacional do sistema financeiro internacional, o fim dos subsídios agrícolas que prejudicam suas exportações e recursos para a adaptação tecnológica dos países em desenvolvimento.

Também afirma que o grupo pressionará por uma nova tentativa de levar a Rodada de Doha a uma conclusão rápida e equilibrada. Por fim, considera “urgente a renovação nas Nações Unidas para que as instituições multilaterais recuperem a importância”.

(Com informações de France Presse, Reuters e EFE)

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

nove − dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes