O município, com o nome de Brasnorte, em Mato Grosso, foi criado em 5 de setembro de 1986, através da Lei Estadual nº 5.047
Brasnorte teve origem no patriotismo e na brasilidade da população que já estava radicada na área. A região nunca foi um vazio demográfico, sempre esteve ocupada por inúmeras nações indígenas.
Hoje com miscigenação dos povos a cidade só vem crescendo e se desenvolvendo, com a agricultura, a pecuária e as indústrias em pleno desenvolvimento, a cidade e muito bem planejada e a sua população a cada dia aumentando.
Hoje Brasnorte conta com uma população acima de 15 mil habitantes e tem uma área territorial de 15.959,137 Quilômetros Quadrados, cidade toda planejada com as ruas e avenidas largas, e uma infraestrutura completa com bancos, lotéricas, mercados de grande porte  além de praças muito bem estruturadas, rios e praias de ótima preservação ambiental.
Em fim Brasnorte  e o prefeito eleito Mauro Rui Heisler, eleito com mais de 50% dos votos do povo daquela cidade, ainda terão que trabalhar muito para melhorar ainda mais aquela cidade que é o portal da entrada da Amazônia, bairros ainda sem asfalto, a saúde ainda requer melhor infraestrutura, a educação com mais salas de aulas e facilitar um melhor estrutura para as novas indústrias que ainda estão por chegar naquela região, ofertando facilidade em incentivos fiscais, assim abrirá novas portas de empregos para melhorar a qualidade de vida daquela população.
Além de tudo isso o Prefeito Mauro Rui, vai precisar muito que o Governador do Estado Pedro Taques e o Governo Federal, para que ambos melhorem os repasses constitucionais, além de estenderem com ajuda extra para alavancar o desenvolvimento não só da cidade como do Estado de Matogrosso.
                                                     
 
Da Redação
Parmenas Alt