Acuados pela violência, os brasileiros só acreditam na lei da selva e estão corroídos pelo medo, segundo reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal alemão Der Tagesspiegel.
Sob o título “Ipanema queima – traficantes, mafiosos e policiais lutam pelo poder no Rio de Janeiro”, a reportagem relata a crescente onda de violência na cidade, que levou o governo federal a enviar ao Estado tropas da Força Nacional de Segurança.
“No domingo, nove pessoas morreram em um tiroteio entre traficantes e a polícia. Eles são as últimas vítimas de uma insanidade que tomou o Rio de Janeiro: no ano passado, 48 mil pessoas morreram vítimas de facadas ou tiros, três vezes mais do que em acidentes de trânsito”, relata o jornal.
A reportagem comenta que, por conta da violência, “nos subúrbios e nas favelas nem taxistas nem oficiais de Justiça se arriscam”. O jornal lista, entre as causas da criminalidade, “o desemprego, a desigualdade social, a corrupção e a lentidão da Justiça”, entre outras coisas.
A reportagem diz porém que “há ainda uma outra causa, da qual normalmente não se fala: os brasileiros acreditam apenas na lei da selva”. “Eles estão corroídos pelo medo”, diz o texto.