Não há crise econômica no reino animal. O mercado de produtos para animais de estimação no Brasil tem um ano aquecido, sem a desaceleração que outros setores ainda enfrentam. “A economia dos produtos pet pode crescer 6% neste ano”, afirma Lígia Amorim, diretora geral da Nurnberg Messe, empresa que organiza a Pet South America, feira do setor que aconteceu na semana passada. Pudera: o gasto médio com cães e gatos no País é de R$ 350 por mês, o equivalente a 75% do salário mínimo, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação (Anfalpet).
Destes gastos, segundo a associação, R$ 60 são destinados a consultas em veterinários, R$ 18 com banho, R$ 40 com banho e tosa, além de gastos com alimentação – o maior item individual de gastos – e medicação.
O Brasil movimenta, hoje, apenas 6% do mercado mundial de produtos pet. Os Estados Unidos são líderes em consumo desse ranking, abocanhando 36%. Em segundo lugar está o Reino Unido, com 8%, seguido do Japão, com 7%. Empatados com o Brasil estão França e Alemanha.
Uma recente pesquisa, batizada de Radar Pet, constatou que os lares brasileiros têm, atualmente, 25 milhões de cães e sete milhões de gatos nas classes A, B e C. E 44% das residências das três classes têm pelo menos um cão ou gato. O levantamento foi encomendado pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan).
E estes animais de estimação estão sendo cada vez mais bem tratados, segundo Lígia, da Nurnberg Messe. “O crescimento do setor acontece nos produtos e serviços diferenciados, e não nos de preço mais baixo”, afirma Lígia.
Produtos diferenciados
Os fabricantes de produtos para animais de estimação estão de olho nessa tendência. Os lançamentos mostrados na Pet South America são exemplos de que a inovação não para de chegar aos alimentos e serviços voltados para os animais de estimação.
A Royal Canin, por exemplo, apresentou uma série de rações especiais. As raças pug, buldogue francês e westie ganharam alimentos específicos para suas necessidades de mastigação e digestão. Já a ração Saciety Support é direcionada para cães obesos, porque ajuda a reduzir a sensação de fome.
Para gatos, a marca lançou uma opção de ração úmida, que contém uma espécie de molho, e rações específicas para gatos com cálculos urinários e insuficiência renal.
A marca Guabi também lançou, na feira, uma ração para os pets que estão acima do peso, a Guabi Natural Cães Obesos. Ela foi desenvolvida em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp de Jaboticabal. O preço da ração varia de acordo com a região, segundo a empresa.
Já os cães com mau hálito agora podem usar o antisséptico bucal Halitodine, da marca Vansil. Ele promete eliminar as bactérias que formam a placa e o preço para o consumidor é R$ 18.
Para os donos vaidosos, a Pet Society lançou uma linha de tinturas cosméticas chamada Magic Color. Com elas, os donos podem colorir ou fazer tatuagens no pelo dos animais. A tintura é temporária e, segundo o fabricante, é completamente removida em até três banhos.
Outro lançamento da marca foi a linha de body splashes, uma espécie de perfume para os melhores amigos do homem, com fragrâncias conhecidas, como Johnson & Johnson e 212 Men, da marca Caroline Herrera.
A Electrolux, marca de eletrodomésticos, também entrou no mercado pet e lançou o aspirador Pet Lover, o primeiro do Brasil destinado a limpar a casa dos indesejáveis pelos de animais. Segundo o fabricante, os acessórios do aspirador permitem que ele seja mais eficiente para quem tem animais domésticos do que os modelos comuns. O preço sugerido é R$ 349.
Disponíveis no mercado
Essas novidades se juntam a um leque de produtos e serviços que já estão há algum tempo no mercado, comprovando que há espaço para produtos de maior valor e criatividade destinados a animais de estimação.
A Loverdoll é um produto inusitado que ainda é novo no mercado mas já chama a atenção. De plástico, é uma espécie de “boneca inflável” para cães, destinada a dar paz para as canelas e as almofadas dos donos. O preço é R$ 170 para a pequena, R$ 220 a média e a R$ 270 a grande.
Os melhores amigos do homem também têm direito a centro de estética com os serviços mais variados. Na Pet Center Marginal, que fica em São Paulo, os bichinhos podem fazer uma série de tratamentos para deixar os pelos mais bonitos. Entre os tratamentos estão a cauterização de pelos (R$ 60), banho tonalizante (R$ 15 a R$ 25), coloração hidratante (R$ 40 a R$ 80) e escova de chocolate (R$ 20 a R$ 45).
Lá, os animais também ganham direito a banhos de ofurô. As opções são hidratante e relaxante ou hidratante e energizante, e saem por R$ 70.
Bichinhos bem cuidados também têm direito a coleiras artesanais. A marca Venda de Garagem tem seis coleções, à venda pela internet, para cães e gatos. O preço médio das coleiras é R$ 20.