Um relatório do governo americano que realiza uma avaliação do futuro a longo prazo afirma que “todo o sistema internacional” estabelecido após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) será “revolucionado”.
Segundo o documento do Conselho Nacional de Segurança dos EUA intitulado “Tendências Globais 2025: Um Mundo Transformado”, Brasil, Rússia e China não apenas “terão um lugar na alta mesa internacional, como irão trazer novos interesses e regras ao jogo”.
Essa é a quarta edição do relatório, que tem como objetivo avaliar como as principais tendências globais devem se desenvolver nos próximos 15 anos de forma a influenciar os eventos do mundo. “Nosso relatório não visa ser um exercício de previsão ou de bola de cristal”, afirma o organismo, em comunicado.
Além do novo desenho mundial com o Brasil entre os principais atores, o documento destaca que uma transferência de riquezas sem precedentes do Ocidente ao Oriente continuará durante o futuro passível de ser previsto. O crescimento econômico, além de 1,5 bilhão de pessoas a mais, colocarão pressão nos recursos naturais, principalmente energia, comida e água.
“O potencial para conflitos aumentará devido em parte à turbulência política em partes do grande Oriente Médio”, afirma o relatório.
O documento é elaborado a fim de “fornecer aos legisladores americanos uma perspectiva de como o mundo pode se transformar, identificando oportunidades e desdobramentos com potencial negativo”.
F.Online