Um gol do reserva Diego já nos descontos salvou o Brasil da derrota contra a Inglaterra nesta sexta-feira, no primeiro jogo entre seleções no novo e reformado Wembley. A partida terminou com o placar de 1 a 1.
Desta forma, o Brasil mantém tabu de 17 anos sem derrotas para a Inglaterra. A última vitória dos ingleses sobre o Brasil foi num amistoso disputado em 1990, no “velho” Wembley, também por 1 a 0. Depois disso, foram seis jogos, fora o desta sexta, com três vitórias brasileiras e três empates.
No empate com os ingleses, a seleção voltou a apresentar altos e baixos, com momentos isolados da dupla Ronaldinho Gaúcho e Kaká, figuras que estarão ausentes na Copa América da Venezuela.
Antes do início da partida o presidente Lula cumprimentou os jogadores. Enquanto os ingleses receberam comportados apertos de mão, os brasileiros foram agraciados com beijinhos no rosto.
No primeiro tempo as duas equipes mostraram muito equilíbrio. Enquanto os brasileiros tentavam agredir o rival com toques curtos e tabelas, os ingleses apostavam em contra-ataques rápidos e lançamentos.
As melhores chances de gol foram em faltas cobradas por Beckham, aos 29min, e Ronaldinho, aos 34min. Nos dois lances a bola passou muito perto dos gols.
Já o lance polêmico da primeira etapa foi um gol marcado pelo volante Gilberto Silva, aos 19 min, que foi anulado por Markus Merk. O juiz interpretou que o atacante Vágner Love, que realmente estava em posição ilegal, atrapalhou o goleiro Robinson.
Os jogadores brasileiros e o técnico Dunga deixaram o gramado afirmando que a partida estava muito ríspida.
“O jogo está muito duro. Mas está na hora de repensarmos uma coisa. Quando um jogador brasileiro faz uma falta, ele é violento. Quando um europeu faz uma falta, ele é determinado, tem força de vontade. Isso está errado”, disse Dunga.
“O jogo está muito truncado no meio. Vamos ver se conseguimos abrir para as pontas no segundo tempo para melhorar”, completou Kaká.
O Brasil começou o segundo tempo dando um susto no goleiro Robinson. Aos 4min, após jogada de Robinho e Kaká, Ronaldinho chutou forte, para defesa do inglês.
Os ingleses, porém, não se intimidaram e passaram a comandar as ações. Aos 23min, Beckham cobrou falta na área e Terry posicionou-se atrás de Naldo para cabecear para o gol: 1 x 0.
Com a desvantagem o técnico Dunga fez várias substituições. E um dos atletas que entrou, o atacante Afonso, chegou a perder duas boas oportunidades de marcar.
O Brasil conseguiu a igualdade somente aos 46min, quando Diego foi acionado na área e desviou de cabeça para o gol.
Neste sábado a seleção brasileira segue para Dortmund, onde enfrenta a Turquia na próxima terça-feira.