quinta-feira, 21/11/2024
InícioPolíticaBrasil e China podem firmar parceria para construção da ferrovia MT/PA

Brasil e China podem firmar parceria para construção da ferrovia MT/PA

O deputado José Riva (PSD) entregou aoConselheiro Comercial da Embaixada da China no Brasil, Wang Qingyuan, o projeto da ferrovia e explicou que a parceria seria interessante inclusive em função da proximidade dos dois países, onde os chineses são os principais importadores dos produtos brasileiros.

 

“Entregamos o projeto de ferrovia em mãos e explicamos a viabilidade dessa proposta, que representa a redenção não apenas de Mato Grosso e Pará, mas é fundamental para o Brasil, pois representará facilmente, o aumento de produção em mais de 30 milhões de toneladas até 2020, ampliando em 50% a produção nacional de grãos e minérios”, argumentou Riva.

 

O parlamentar lembrou que a parceria é facilitada devido à intenção da China em promover investimentos ferroviários no Brasil. “A China quer investir em Mato Grosso e estamos de portas abertas para firmar esse acordo que representa o desenvolvimento do país com a melhoria da logística. Investidores chineses inclusive já haviam nos procurado para manifestar a intenção de construir a ferrovia, assim como americanos, russos, coreanos e árabes”, afirmou.

 

O conselheiro da Embaixada da China no Brasil analisará o projeto de ferrovia MT/PA, mas adiantou que o país tem interesse na parceria para a melhoria da logística brasileira.

 

“Mato Grosso é o Estado brasileiro que mais exporta soja, algodão e milho. Para a China, estreitar os laços é importante. As empresas chinesas tem interesse nos produtos agrícolas, programas de infraestrutura, pois é um país que se destaca na construção de ferrovias e continuará investindo no setor que será fator de desenvolvimento para Mato Grosso que precisa dessa melhoria na logística”, garantiu Wang Qingyuan.

 

Maior investimento do país nas ferrovias e a busca pela melhoria da logística através dos intermodais também foram defendidas pelo diplomata João Carlos Parkinson de Castro, do ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), que mostrou o comparativo entre Brasil e Estados Unidos sobre a infraestrutura. Enquanto o Brasil prioriza o transporte rodoviário com 82 rodovias, 16 ferrovias e apenas duas hidrovias, os EUA optam pelo modal hidroviário (40 hidrovias), ferroviário (32 ferrovias) e 15 rodovias.

 

MONOPÓLIO – A implantação de ferrovias no país deve ser melhor pensada, na visão do deputado Riva, que defende projetos alternativos como da ferrovia MT/PA. “O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, disse que existe uma preocupação do Governo Federal em relação aos chineses e americanos para que não haja monopólio, mas isso ocorre com a América Latina Logística (ALL) que atualmente promove o monopólio das ferrovias, como na Ferronorte, sob a condução da empresa e que é muito mais monopolizada, e isso nos causa preocupação. Quando falamos da ferrovia MT/PA, é exatamente para sair desse modelo atual e desse eixo do sul e mudar para o arco-norte”.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes