Argentina e Brasil assinaram um acordo de cooperação tecnológica que estabelece uma política comum de software e na administração de domínios na internet.
O acordo foi firmado em Buenos Aires pelo diretor do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), Demi Getschko – considerado o “pai” da internet no Brasil – e pelo subsecretário Legal, Técnico e Administrativo da Chancelaria argentina, Eduardo Villalba.
Segundo comunicado da Chancelaria argentina, esse convênio “significa um avanço na integração política regional e uma continuação das políticas de software livre levadas adiante” pela Argentina.
O objetivo é constituir as bases e princípios de uma política comum na integração dos domínios “.com” entre os escritórios de administração e outorgas de domínio NIC do Brasil e da Argentina – dependente da Chancelaria.
Os dois países somam mais de 80% dos domínios “.com” da América Latina.
A parceria busca melhorar os procedimentos já existentes para o registro e a administração de nomes de domínios na internet.
Por esse convênio, os dois países se comprometem a fornecer em seus respectivos centros de computação o espaço físico, acesso à internet, condições ambientais e alimentação elétrica necessária para que a outra parte possa instalar os equipamentos necessários ao serviço de domínio.
Além disso, desenvolverão atividades de colaboração, assistência técnica e capacitação em áreas de comum interesse e promoverão atividades e ações para edificar a estrutura da internet entre os dois países.
Ambos também trocarão informações estatísticas sobre os registros e usos da internet, com o objetivo de elaborar, desenvolver e implementar estratégias conjuntas sobre mudanças normativas, modificação nos sistemas informáticos de registro e gestão estratégica de recursos.
“Copyright Efe – Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe.”