Brasil deve produzir até 238 milhões de toneladas de grãos na safra 2018/2019. A informação é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e faz parte do primeiro levantamento de safra do período, divulgado na quinta-feira DIA (11).
Segundo a instituição, caso o número se confirme, significará um aumento de 4,7% na produção comparado à safra anterior. As projeções mostram ainda que a soja pode chegar a 119,4 milhões de toneladas e que o milho deve alcançar 91,1 milhões de toneladas.
A Conab explicou que a expectativa dos produtores de milho é de normalização das chuvas para a temporada. A avaliação é também de que o mercado está “promissor” diante da demanda da China, do dólar e da fabricação de etanol a partir de milho. O mercado interno também tem sido muito demandado pelos produtores de proteína animal, já que o grão é usado como ração.
As previsões para outras culturas também são positivas e entre as que vão apresentar crescimento estão algodão, amendoim, feijão e girassol. Com o aumento da produção, a expectativa é de um leve aumento na área plantada total no País, um avanço entre 0,2% e 2,3%, o que deve deixar a área produtiva entre 61,9 milhões de hectares e 63,1 milhões de hectares.
Fonte: Governo federal, com informações da Conab