A Copa das Confederações começa neste final de semana e as seleções chegam com força máxima para conquistar o torneio que ganhou uma dimensão maior nos últimos anos. Brasil, Espanha e Itália aparecem como favoritos para levar o título da 8ª edição do campeonato. Estados Unidos e África do Sul, essa última por jogar em casa, podem surpreender, enquanto Egito, Nova Zelândia e Iraque são meros coadjuvantes.
O torneio existe desde 1992 e reúne todos os campeões continentais, além do campeão da última Copa do Mundo e da equipe do país-sede. Brasil e França são os maiores campeões, com duas conquistas cada. México, Dinamarca e Argentina ganharam a Copa das Confederações uma vez.
Pela primeira vez a competição será disputada no continente africano – assim como a Copa do Mundo de 2010. As oito seleções participantes estão divididas em dois grupos de quatro, sendo que as duas melhores colocadas se classificam para semifinais. Veja mais informações sobre o torneio na África do Sul:
Fase de grupos: 14 a 21 de junho
Semifinais: 24 e 25 de junho
Disputa de 3º e final: 28 de junho
Cidades-sede: Johanesburgo, Pretória, Bloemfontein e Rustenburg
Estádios: Ellis Park, Loftus Versfeld, Free State e Royal Bafokeng
Árbitros: Matthew Breeze (AUS), Coffi Codjia (BEN), Eddy Maillet (SEI), Benito Archundia (MEX), Pablo Pozo (CHI), Jorge Larrionda (URU), Massimo Busacca (SUI), Howard Webb (ING) e Martin Hansson (SUE)
IGEsp