Em maio, o Brasil será reconhecido, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como um país livre da febre aftosa com vacinação. A meta do governo é que o País tenha condições de encerrar a vacinação em 2021, mas, enquanto isso, a luta do governo e dos criadores contra a doença continua e, nesta terça-feira (1º), a vacinação recomeça em praticamente todos os estados e no Distrito Federal.
O pecuarista que não seguir à risca o calendário de vacinação estará sujeito a autuação e multa. O Ministério da Agricultura alerta que possui meios para avaliar, a partir da coleta de sangue, a imunidade dos rebanhos e descobrir se os animais foram vacinados ou não. “Se os auditores fiscais constatarem que o rebanho não foi vacinado, o produtor responderá um processo”, esclarece, em nota, o ministério.
Ainda segundo a pasta, o criador que observar lesões ou animais babando e mancando deve comunicar imediatamente o serviço veterinário oficial. Para facilitar, esse processo pode ser feito por meio do aplicativo gratuito Pec Saúde Animal. Clique aqui para baixar o aplicativo em dispositivos que utilizam sistema operacional Android e aqui, para iOS.
Fonte: Governo do Brasil, com informações da Agência Brasil e do Ministério da Agricultura