quinta-feira, 19/09/2024
InícioEsporteBrasil apresenta sua candidatura para Copa de 2014 na sede da Fifa,...

Brasil apresenta sua candidatura para Copa de 2014 na sede da Fifa, na Suiça

O Brasil apresentou, na manhã desta terça-feira, sua candidatura para Copa do Mundo de 2014 na sede da Fifa, em Zurique, na Suiça. Com quase 30 minutos de atraso, o evento começou no auditório da “Casa Fifa”.

Joseph Blatter, presidente da entidade, fez um breve pronunciamento para apresentar a candidatura do Brasil e agradeceu a presença de Lula no evento. Em seguida, às 09h58, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, apresentou a comitiva brasileira. O ministro Orlando Silva, o escritor Paulo Coelho, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, o técnico Dunga e o “Baixinho” Romário estiveram sentados à mesa do auditório.

Na platéia, além de Lula, 12 governadores brasileiros acompanharam o evento, entre eles José Serra (São Paulo), Sérgio Cabral Filho (Rio de Janeiro) e Aécio Neves (Minas Gerais).

Ricardo Teixeira deixou claro que o Brasil está preparado para sediar a Copa e afirmou que a escolha será importante para o avanço do País. “A Copa de 2014 deverá encontrar o País com uma infra-estrutura moderna e mais eficiente que a atual”. O presidente da CBF também agradeceu o presidente Lula, pelo apoio dado desde início.

“A Copa deixará muito mais do que estádios modernos. Deixará uma herança para a população, como melhorias na segurança pública”, concluiu o presidente da CBF. Por volta das 10h05 começou a apresentação do vídeo da candidatura brasileira, ao som de samba.

O telão apresentou imagens do crescimento do Brasil e do futebol, além dos projetos de construções e reformas dos estádios brasileiros que, por ventura, sediarão os jogos da Copa de 2014, e das melhoras na infra-estrutura e meio-ambiente. O vídeo institucional durou cerca de sete minutos.

Na seqüência, Orlando Silva subiu ao palanque para discursar. “O futebol é um componente da cultura brasileira. Produziu craques e teve conquistas inesquecíveis. É a pátria de chuteiras e em 2014 o nosso desafio será fazer a melhor Copa de todos os tempos”, disse o ministro do esporte. “O Brasil inteiro está unido pelo sonho de realizar a Copa do Mundo. Somos hoje um dos principais destinos dos investidores”, concluiu.

Tão logo Orlando Silva terminou seu texto, o governador do Amazonas, Eduardo Braga começou seu discurso. “A iniciativa da Fifa de realizar a Copa contribuirá para que o desenvolvimento sustentável ajude o nosso povo a conservar esse insubstituível patrimônio ambiental”, diz o político.

Na seqüência, mais um vídeo foi exibido. Desta vez, mostrando imagens das cidades candidatas a receber jogos do Mundial e da variedade de culturas dos brasileiros, com depoimentos de torcedores e pessoas públicas. O vídeo mostrou que, apesar dos contrastes sociais e culturais no País, o povo está unido e confiante para o sucesso de 2014.

No final da apresentação do segundo vídeo, foi a vez de Paulo Coelho assumir o microfone do auditório. “O que a gente vê na seleção brasileira, a gente vai ver no povo brasileiro. A capacidade de trabalhar em comum. A capacidade de sonhar e, sobretudo, a capacidade de ser criativo”, disse o escritor.

E ele ainda brincou: “Levar a Copa ao Brasil é levar novamente o despertar dessa emoção. Apesar de já termos ganho cinco vezes essa emoção continua viva. A emoção do futebol é atípica. Já vi pessoas ficarem cinco horas discutindo sobre um jogo e nunca vi pessoas discutindo cinco horas sobre relação sexual. Pelo menos no futebol dura mais, mas não que seja melhor ou pior”.

Após o discurso de Paulo Coelho, Ricardo Teixeira concluiu a apresentação brasileira agradecendo a todos presentes no local. Em seguida, Joseph Blatter tomou a palavra e encerrou oficialmente o evento.

“Fiquei impressionado. Eu não deveria dizer, mas vou dizer. Fiquei impressionado com a preocupação ecológica e com o fato de terem trazido aqui a Zurique Paulo Coelho. Ele tem um senso de humor muito específico e eu acho que isso é o futebol, isso é o Brasil”, concluiu Blatter.

Falta pouco
Os membros do Comitê Executivo da Fifa estão reunidos neste momento para uma última reunião a portas fechadas antes do grande anúncio. Os membros da comitiva brasileira esperam em uma outra sala a resposta da Fifa

O Brasil deve ser oficializado como sede da Copa do Mundo de 2014 por volta das 12h30 (horário de Brasília). Será a segunda vez que o País organizará a principal competição de futebol do mundo.

Momentos antes
Ao chegar na manhã desta terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mostrou otimista com a possibilidade de o Brasil ser escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2014. Ao entrar no hotel, ele disse aos jornalistas: “Vamos ganhar!”

Lula estava acompanhado pela ministra do Turismo, Marta Suplicy. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que chegou em seguida, demonstrou aos jornalistas que conhece futebol, ao citar a escalação da Seleção Brasileira de 1950. Às 08h50 foi a vez do escritor Paulo Coelho chegar ao local do evento. Trinta minutos depois, o ministro do Esporte, Orlando Silva, e o governador de São Paulo, José Serra, chegaram para a cerimônia da Fifa em clima de confiança.

Às 09h40, Lula chegou à sede da entidade e se encontrou com Joseph Blatter. O início da apresentação brasileira estava marcado para 09h30, mas foi adiado devivo ao atraso do presidente do País.

Por volta das 08h30 os canadenses apresentaram sua proposta ao Comitê Executivo da Fifa, para sediar o Mundial feminino, com uma boa edição de imagens que durou cerca de 20 minutos. Às 09h00 foi a vez da Alemanha mostrar um vídeo de 16 minutos sobre sua candidatura. Os alemães usaram imagens da seleção feminina, atual campeã mundial sobre o Brasil, e imagens da Copa de 2006, considerada um sucesso na organização.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

nove − 5 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes