O braço armado do movimento radical palestino Hamas afirmou nesta terça-feira que a trégua com Israel que estava em vigor desde novembro não existe mais, após disparar dezenas de foguetes contra o território israelense.
“A trégua já não existe. O inimigo israelense é o que não a tem respeitado e agora chegou a vez dos grupos palestinos”, declarou à AFP o porta-voz das Brigadas Ezzedin Al-Qassam, Abu Obaida.
Ele acrescentou que os foguetes e obuses de morteiro lançados nesta terça-feira pelo grupo contra o sul de Israel eram uma “resposta” às operações militares israelenses que nos últimos dias resultaram na morte de nove palestinos, incluindo cinco ativistas, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
Os disparos palestinos não provocaram vítimas.
“As Brigadas Ezzedin Al-Qasam lançaram 30 foguetes Qasam para vingar os assassinatos cometidos pelo inimigo”, afirmava um comunicado da organização divulgado mais cedo em Gaza.
Desde o cessar-fogo de novembro, o Hamas não reivindicava os disparos de foguetes contra o sul de Israel, que foram obra sobretudo da Jihad Islâmica.
A retomada dos lançamentos de foguetes aconteceu no dia em que Israel celebra o 59º aniversário de independência.
az-ezz/fp