Após a divulgação do crescimento do PIB e do aumento dos juros pelo Copom, ontem, a agenda interna não reserva novo indicador, e o foco recai nos EUA.
Nos Estados Unidos, será apresentado o índice de preços de importação em agosto. A previsão aponta para retração de 1,5% em agosto, seguindo alta de 1,7% em julho. Os dados sobre os preços pagos pelos produtos comprados no exterior abrem a seqüência de indicadores inflacionários nos Estados Unidos. Já na sexta-feira, será conhecido o Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) e na semana que vem sai o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês).
Ainda hoje os investidores ficam sabendo do resultado da balança comercial dos EUA em julho e dos pedidos semanais por seguro-desemprego naquele país.
Bolsas européias
As principais bolsas européias operam em baixa hoje, prejudicadas mais uma vez pelo desempenho fraco do setor financeiro, que compensa a recuperação dos papéis de mineradoras e petrolíferas. Às 9h01 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 1,35%; em Paris, o mercado recuava 1,38%, enquanto em Frankfurt a bolsa perdia 1,53%.
Países emergentes
O índice de ações de países emergentes caía quase 2% na manhã desta quinta-feira, atingindo o menor nível desde novembro de 2006, em uma sessão marcada por preocupações sobre o setor financeiro global. O índice MSCI de emergentes tinha baixa de 1,90 por cento, a 841 pontos.
Bolsas asiáticas
A persistência das preocupações com a saúde do setor financeiro e com a situação econômica global afetou as operações na Ásia nesta quinta-feira. Em Tóquio, o Nikkei 225 cedeu 1,98%, para 12.102,50 pontos, o menor nível de fechamento desde 18 de março.
O segmento de bancos e seguradoras registraram baixas depois de o banco de investimentos americano Lehman Brothers anunciar um prejuízo trimestral próximo de US$ 4 bilhões.
O Hang Seng, de Hong Kong, declinou 3,06%, somando 19.388,72 pontos, o patamar mais baixo desde março de 2007.
Em Seul, o Kospi caiu 1,48%, ficando em 1.443,24 pontos. O Shanghai Composite, de Xangai, diminuiu 3,34%, aos 2.078,98 pontos, na menor marca desde 29 de novembro de 2006.
U.Seg(Com Agência Estado e Valor Online)