Numa tarde em que estreou quatro jogadores –Iran, Fábio Braz, Aílton e Héverton–, o Corinthians perdeu para o Botafogo por 1 a 0, na tarde deste domingo, no estádio do Pacaembu, com um gol do atacante Dodô, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a derrota, o Corinthians parou nos 33 pontos e está perto da zona de rebaixamento. O Botafogo chegou aos 42 e luta por vaga na próxima edição da Taça Libertadores.
Para piorar, foi a terceira derrota consecutiva do Corinthians –Paraná (1 a 0) e Botafogo (2 a 1), pela Sul-Americana.
As duas equipes são “velhas conhecidas”. Desde o dia 15 de agosto, já se enfrentaram quatro vezes, considerando o jogo de hoje. Na primeira, o time de Parque São Jorge ganhou por 3 a 2 no primeiro turno do Brasileiro. Depois, duas vitórias dos cariocas, ambas pela Sul-Americana –3 a 1, no Rio, e 2 a 1, em São Paulo.
O técnico do Corinthians, José Augusto, decidiu mudar a equipe e iniciou o jogo com três estreantes –o lateral Iran, o zagueiro Fábio Braz e o meia Ailton, que estava no futebol mexicano.
O principal desfalque da equipe foi o goleiro Felipe, vetado pelo departamento médico por causa de enxaqueca e hipertensão. Marcelo ficou com o posto.
No time do Rio, que luta por vaga na próxima edição da Taça Libertadores, o técnico Cuca apostou no oportunismo do atacante Dodô e na habilidade do meia Zé Roberto.
O Corinthians iniciou o jogo melhor e criou chances perigosas. Aos 4min, após cruzamento da direita, a bola sobrou para Finazzi, completamente livre, mas ele chutou para fora do gol. Três minutos depois, Fábio Braz bateu e a zaga salvou quase em cima da linha.
O Botafogo respondeu aos 24min, numa arrancada do meio-campista Zé Roberto pela direita. Ele invadiu a área corintiana mas chutou para fora. Depois disso, as equipes pouco produziram na etapa inicial e o jogo foi para o intervalo sem gol.
Na etapa final, como a equipe não conseguia escapar da marcação botafoguense, Zé Augusto sacou Ailton aos 12min e colocou em campo Héverton, ex-Ponte Preta, que fez sua estréia pela equipe.
Pouco depois, após uma cobrança de escanteio, o zagueiro Fabio Braz acertou uma cabeçada perigosa e assustou o goleiro Roger, do Botafogo.
Aos 18min, o Botafogo quase marcou. Após cruzamento para a área, a defesa corintiana não conseguiu afastar e a bola sobrou para Lúcio Flávio, que chutou forte e perto da trave.
Dez minutos depois, o Botafogo conseguiu marcar o gol que lhe assegurou a vitória. Dodô recebeu passe da direita dentro da área e chutou forte, no alto, sem chance de defesa para o goleiro Marcelo.