Segundo ele, o petista perdeu apoio de aliados estratégicos e tem agido com arrogância frente aos EUA, prejudicando setores produtivos como o siderúrgico.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou Lula (PT), após o petista prometer retaliação à tarifa de 25% imposta pelos EUA ao aço brasileiro. Em publicação no X, Bolsonaro comparou com 2019, quando evitou taxação semelhante por meio do diálogo com o então presidente Donald Trump.
Bolsonaro afirmou que, ao contrário do que ocorria em seu governo, Lula destruiu a credibilidade internacional do Brasil. Segundo ele, o petista perdeu apoio de aliados estratégicos e tem agido com arrogância frente aos EUA, prejudicando setores produtivos como o siderúrgico.
O ex-presidente também criticou a postura ideológica do atual governo. Para ele, a diplomacia brasileira passou a ser militante, com ataques a Israel, relativizações ao grupo terrorista Hamas e proximidade com ditadores como Nicolás Maduro, o que isolou o país no cenário global.
Por fim, Bolsonaro se colocou à disposição para ajudar os produtores de aço, mesmo diante do atual descrédito internacional. “Se Lula não atrapalhar, estou pronto para ajudar”, escreveu, destacando que hoje o Brasil é visto como inimigo da liberdade de expressão e parceiro de regimes autoritários.
Com informações de Pleno News.