quinta-feira, 19/09/2024
InícioEconomiaBolsas asiáticas registram forte queda e arrastam Europa

Bolsas asiáticas registram forte queda e arrastam Europa

O índice MSCI, que reúne os principais mercados da Ásia-Pacífico, com exceção do Japão, desabou 5,5%, a maior queda percentual desde setembro de 2001. O indicador acumula perda de cerca de 17% desde pico atingido em 24 de julho. Apesar disso, ainda registra alta de 6% no ano.

Até o momento, o pior resultado no mercado asiático aconteceu na Indonésia, onde a a Bolsa de Jacarta fechou com queda de mais de 7%. A bolsa de valores de Xangai caiu 2,14%, depois que investidores realizaram lucros um dia depois que o mercado atingiu recorde de alta. Já em Taiwan, o mercado recuou 4,56%. Cingapura se desvalorizou em 3,7% e a bolsa de Sidney perdeu 1,32%.

Como não há sinais de que a agitação no mercado de crédito deve melhorar, os bancos centrais da Ásia e Pacífico estão mantendo atenção sobre o mercado aberto e tentando garantir os investidores.

A Austrália despejou no sistema bancário 2,5 bilhões de dólares, uma quantia maior que a normal. Enquanto que na Indonésia, Malásia e Filipinas as autoridades monetárias também agiram para apoiar suas moedas.

Europa

Nesta quinta-feira, os principais índices dos mercados de valores da Europa caíam nos primeiros minutos de negociação em torno de 2%.

O Euro Stoxx 50, que reúne as 50 principais ações da zona do euro, registrava às 4h40 (de Brasília) uma queda de 2%, até 4.099,7 pontos. Todos seus títulos caíam.

Na zona do euro os títulos com maiores quedas eram os dos setores de matérias-primas (3%), serviços financeiros (3%) e químicos (2,8%).

O FTSE 100 de Londres caía 1,8%, até pontos; o DAX 30, de Frankfurt, 1,9%, para 7.302,46; o CAC 40, de Paris, 2%, chegando a 5.335,26; e o Ibex 35, de Madri, 1,8%, até 14.257,8.

Injeção de liquidez

Em sua terceira intervenção em sete dias, o Banco do Japão (BOJ) injetou 400 bilhões de ienes (US$ 3,333 bilhões) no mercado nesta quinta-feira.

A operação de entrada de liquidez aconteceu às 9h20 (21h20 de quarta-feira, em Brasília), segundo o jornal econômico “Nikkei”, após ser verificado que as taxas de juros estavam oscilando acima da meta fixada de 0,5%, variavam entre 0,52 e 0,54%. A medida conseguiu diminuir os juros até a taxa fixada na política monetária japonesa.

Nos últimos sete dias, o BOJ injetou no mercado US$ 16,833 com o objetivo de dissipar as crescentes dúvidas dos investidores sobre a liquidez dos mercados internacionais, devido à crise hipotecária nos Estados Unidos.

US

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

seis − dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes