O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, concede entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira (10.09), às 10h, na Sala de Reunião do Palácio Paiaguás, para falar sobre a Agência Executiva da Copa 2014. O governador já reforçou na semana passada, em teleconferência de Joanesburgo na África do Sul que, o modelo de agência para gestão dos projetos e obras da Copa é o melhor formato para a gestão pública evitar interferência política de duas eleições antes da realização da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (a estadual e presidencial de 2010 e a municipal de 2012).
Antes mesmo de Cuiabá ser escolhida pela direção da Fifa como cidade-sede em maio, Maggi já havia lembrado que o fundamental no projeto Copa é que os políticos do Estado tenham o discernimento de que as ações para o evento ocorrer em Mato Grosso requerem profissionalismo da classe política. O governador tem repetido que os integrantes do grupo executivo da Agência da Copa devem ser pessoas que não vão se candidatar a nenhum cargo eletivo nas próximas eleições.
O secretário-chefe da Casa Civil e de Comunicação Social, Eumar Novacki, informou que o governador já se reuniu na terça-feira com a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para pedir agilidade na apreciação do projeto de Agência da Copa a ser enviado por Mensagem aos parlamentares. O governo também deve enviar ao Poder Legislativo para apreciação e aprovação a Mensagem com os nomes dos integrantes da agência.
AÇÕES PRÓ-COPA
Desde o início da proposição e orientações para o projeto de Cuiabá como cidade-sede da Copa, o governo de Mato Grosso contratou a consultoria e auditoria Deloitte, que tem experiência em trabalhos prestados para a Fifa nas edições da Copa da Inglaterra e Alemanha e faz a gestão junto com a organização da Copa do Mundo Fifa África do Sul 2010.
O governador de Mato Grosso também criou, dentro do planejamento do governo para a Copa 2014, ainda antes da divulgação do resultado de Cuiabá como cidade-sede, um fundo específico, cujos recursos são para construção do novo estádio Verdão. Atualmente, ele reúne cerca de R$ 100 milhões.
Na semana passada, o governo estadual publicou no “Diário Oficial do Estado”, datado de 28 de agosto e que circulou dia 31 de agosto, o aviso de licitação do Edital de Nº 017/2009, na página 37, cuja finalidade é selecionar empresa de engenharia – área civil para execuação de serviços de construção da Arena Multiuso – novo Verdão.
A licitação será no dia 13 de novembro, às 14h30, na Sala de Licitações da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra). As informações, documentos sobre o projeto básico e Edital estarão à disposição dos interessados a partir do dia 24 de setembro na Superintendência de Licitação da Sinfra.
Também na semana passada, o Governo do Estado de Mato Grosso protocolou no Comitê Organizador Brasileiro da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, no Rio de Janeiro, documentos do projeto básico de arquitetura e engenharia para o novo estádio Governador José Fragelli (Verdão) e relatórios complementares. O documento foi recebido pelo secretário Executivo do Comitê, Michel Bertin.
Os documentos entregues ao Comitê da Fifa no Rio de Janeiro são os seguintes:
* Sondagem e Levantamento Planialtimétrico
* Memorial Descritivo dos Projetos Básicos
* Projeto Básico de Arquitetura
* Projeto Básico de Implantação
* Projeto Básico de Estrutura de Concreto
* Projeto Básico de Estrutura Metálica
* Projeto Básico de Infraestrutura
* Projeto Básico de Instalações
* Projeto Básico de Luminotécnica e Paisagismo
* Relatórios de Consultoria de Fluxo de Multidões
* Relatórios de Consultoria para Certificação Leed (construção verde e ecologicamente correta)
* Emissão de Documentos Fifa 19-08-2009
* Aviso de Licitação – Concorrência Edital Nº 017/2009 (Arena Multiuso – novo Verdão)
* Relatório e Estudo de Impacto de Vizinhança aprovado pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Cuiabá
* Licenciamento Ambiental aprovado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema)
* Estudo Preliminar de Viabilidade Econômico-Financeira do novo Verdão.