As comissões permanentes da Assembléia Legislativa começarão a apreciar projeto de lei que torna obrigatório – no âmbito de Mato Grosso – o uso de biodiesel nos veículos do ciclo diesel que compõem a frota do governo estadual. A proposta, do deputado Wagner Ramos (PR), envolve os órgãos das administrações direta, indireta, fundacional e autárquica, e as empresas públicas.
O parlamentar salientou a importância de o governo sair na frente, na adoção do biodiesel. Para ele, a possibilidade é oportuna e deve ser estimulada a fim de estabelecer novo padrão de matriz energética. Esse padrão envolveria a imediata redução da emissão de gás carbônico e a atenuação – senão a supressão – dos riscos de impactos danosos à economia mato-grossense, advindos da eventual eclosão de uma possível nova crise do petróleo, independente da causa determinante.
“Adotar o biodiesel significa implementar o uso de uma fonte de energia renovável que incrementará a produção de uma enorme variedade de oleaginosas. Isso, com aproveitamento do potencial que têm as terras agricultáveis do Brasil, especialmente as de Mato Grosso – com otimização do uso dos solos menos produtivos, tudo com baixo custo de produção”, explicou Wagner Ramos.
O texto do projeto mostra que a adoção da medida, pelo governo, será decisiva para que essa tecnologia contribua diretamente na redução das emissões poluidoras e na redução dos gastos com combustível e manutenção dos veículos. Atualmente, os veículos do ciclo diesel consomem óleo diesel derivado do petróleo – o petrodiesel.
Técnicos do setor advertem que os custos por seu uso são ditados por “oscilações incontroláveis das fontes produtoras e do comércio internacional de petróleo”. Além disso, o declínio das reservas de petróleo – ainda segundo eles – contribuirá, em futuro próximo, para o estabelecimento de elevação sistemática dos preços, ditada pela escassez crescente da oferta versus a crescente demanda.
“Isso sem contar que as mais expressivas reservas de petróleo do planeta estão localizadas no Oriente Médio, região de alta instabilidade política e que permanentemente apresenta expressivo risco de guerra, abrindo possibilidade que – de um momento para outro – ocorra disparada dos preços internacionais do petróleo”, reforçam os técnicos.
“Nesse caso, significa dizer que nossa frota do ciclo diesel, de certa forma, vulnera os esforços de estabilização dos custos do ciclo produtivo, afetando-o significativamente em toda a sua extensão e em todos os seus segmentos”, completou Ramos.
Além disso, mesmo que dotados de motores com tecnologia que lhes permitam emissões tecnicamente aceitáveis, os veículos do ciclo diesel continuam sendo fontes poluidoras e, por conseqüência, fator nocivo ao meio ambiente e comprometedor da qualidade de vida, justifica o parlamentar republicano em sua argumentação. A seguir, outras vantagens que o biodiesel apresenta:
– É ótimo lubrificante, podendo aumentar a vida útil do motor
– Tem baixo risco de explosão, pois precisa de calor superior a 150º C para explodir
– É de fácil transporte e armazenamento (menor risco de explosão)
– É viável para o uso direto porque a avaliação dos componentes do motor não apresentou qualquer tipo de resíduo que comprometesse o desempenho
– Substitui o diesel nos motores sem necessidade de ajustes ou adaptações, seja em caminhões, em tratores ou em máquinas
– O calor produzido por litro é quase igual ao do diesel
– Pode ser usado puro nos motores, mas aceita qualquer percentual de mistura com o diesel, já que é um produto miscível
– O produtor rural estará produzindo seu próprio combustível
– Geração de emprego e renda para o campo
– Expansão do mercado de trabalho no setor primário com fixação de mão-de-obra no campo
– Redução de custos na propriedade rural
– Os óleos vegetais usados na produção do biodiesel podem ser obtidos a partir de qualquer planta oleaginosa
– O produtor estará fazendo rotação de culturas em sua propriedade, incorporando nutrientes na sua lavoura
– O biodiesel utilizado como combustível proporciona ganho ambiental para todo o planeta por diminuir a poluição e o efeito estufa
– Na formação das sementes, o gás carbônico do ar é absorvido pela planta
– É uma fonte limpa e renovável de energia
– Provoca baixa emissão de partículas de carvão
– Por ser um éster, o biodiesel já possui dois átomos de oxigênio na molécula. Por conta disso, tem necessidade de quantidade de oxigênio menor que a do diesel
– Na queima do biodiesel a combustão é completa
– Constituído de carbono neutro, as plantas capturam todo o CO2 emitido na queima do biodiesel e separam o CO2 em carbono e oxigênio, neutralizando as emissões
– Redução da emissão de poluentes locais com melhorias na qualidade de vida e da saúde pública
– Possibilidade de utilização dos créditos de carbono vinculados ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo decorrentes do Protocolo de Kioto.