quinta-feira, 21/11/2024
InícioMundoBento 16 pede que jovens cuidem do planeta e evitem "degradação sexual"

Bento 16 pede que jovens cuidem do planeta e evitem “degradação sexual”

O papa Bento 16 pediu hoje aos jovens do mundo que cuidem do planeta e lhes preveniu contra a “degradação sexual”, em um grande ato na cidade australiana de Sydney, onde acontece a 23ª Jornada Mundial da Juventude.

Bento 16 lhes advertiu contra “um insaciável consumo” que deixa “cicatrizes em nossa terra” e que degrada não só a natureza, mas também o ser humano “através do álcool, das drogas, da exaltação da violência e da degradação sexual”.

O papa começou assim seu primeiro dia de atos oficiais na Austrália, onde elogiou a “coragem” das autoridades do país por ter reconhecido as injustiças cometidas contra os aborígines.

No entanto, Bento 16 não pediu, por enquanto, o perdão que muitos australianos esperam ouvir devido aos abusos sexuais cometidos nesse país por membros da Igreja Católica.

O pontífice começou os atos protocolares com uma cerimônia de boas-vindas na Casa do Governo, onde foi recebido pelo primeiro-ministro do país, Kevin Rudd.

Em suas palavras de agradecimento, Bento 16 falou da proteção ao meio ambiente, um dos assuntos que –segundo antecipou no sábado passado– centrarão suas atenções durante a Jornada Mundial da Juventude.

Após as visitas e reuniões de rigor com os políticos locais, e após almoçar em particular, o pontífice viveu os momentos mais populares, quando trocou seu tradicional “papamóvel” por uma embarcação, para dar um passeio pela baía de Sydney.

A embarcação do papa, na qual viajavam 500 jovens e dezenas de religiosos, entre eles vários cardeais, foi escoltado durante os 45 minutos de passeio por seis helicópteros, dezenas de policiais em jet-skis e lanchas rápidas, e centenas de católicos que viajavam em vários barcos ao redor.

Bento 16 começou a travessia na proa do navio, mas depois foi para a parte fechada a fim de se proteger do clima do inverno australiano.

Ao chegar a Barangaroo, os jovens receberam o papa com músicas e danças tradicionais dos aborígines da Austrália.

Após chegar ao píer, o papa voltou a seu tradicional papamóvel, com o qual percorreu uma parte do local e se deslocou até um gigantesco palco montado para a ocasião.

Foi então que o papa incentivou os jovens a cuidar do planeta, lhes preveniu contra o relativismo e o consumismo, para depois convidá-los a evangelizar o mundo.

“Estamos descobrindo que há cicatrizes que marcam o rosto de nossa terra, como a erosão, o desmatamento, o espólio dos recursos minerais e dos oceanos para dar combustível a um insaciável consumo”, disse.

Essa degradação –segundo o papa– acontece não só no planeta, mas também no ser humano, “através do álcool, das drogas e da exaltação da violência e da degradação sexual, freqüentemente apresentada como um entretenimento na televisão e na internet”.

Bento 16 aprofundou essa questão quando disse: “pergunto-me se alguém pode estar diante de alguém que sofreu abusos sexuais e explicar que essas tragédias, no mundo virtual, são consideradas como um mero “entretenimento””.

Também incluiu no discurso as posições tradicionais da Igreja Católica sobre a oposição o aborto, quando comentou: “como pode ter se transformado em um lugar de violência o mais maravilhoso e sagrado lugar humano, o ventre da mulher?”.

O papa disse que todos esses problemas, como em relação ao meio ambiente e à marginalização, e outras preocupações, como a justiça e a paz, somente podem ser compreendidos através da “dignidade concedida por Deus” aos seres humanos.

Ao terminar o discurso, os jovens voltaram a aclamar Bento 16, que saiu do píer no “papamóvel” e se retirou para descansar até amanhã, quando participará da Via-sacra, entre outros atos.

ANTONIO LAFUENTE
da Efe

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes