O compromisso de ampliar as parcerias do governo Blairo Maggi com as organizações sociais, principalmente com o movimento comunitário, foi consolidado na tarde de ontem quinta-feira (05/06), com a posse do jornalista Benjamin Franklin Lira de Araújo na Secretaria Adjunta de Ação Comunitária, vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). A expectativa é fazer com que as acçoes sociais, como as campanhas Natal das Crianças, Coberto Solidário e Projeto de Inclusão Digital, entre outras, cheguem com agilidade e eficiência, diretamente com entidades organizadas da sociedade civil. Cerca de200 pessoas, representando mais de 70 entidades, estiveram presentes ao evento, improvisado no saguão da Setecs.
A secretária Terezinha Maggi, titular da Setecs, acredita que a iniciativa de Blairo Maggi muda a história do movimento comunitário de Mato Grosso. “Soube que, no passado, essas entidades eram chamadas apenas para encher auditório e bater palmas; hoje é diferente: têm vez e voz”, garante Terezinha, ao recordar que a Campanha Coberto Solidário, por exemplo, foi lançada ao lado da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), União Coxipoense (Ucam) e União Varzeagrandense (Univab).
Benjamin Franklin destaca a valorização do conhecimento que o movimento comunitário possui sobre o cotidiano de cada bairro ou região das cidades mato-grossenses. “Quem sabe onde está o problema é o presidente da Associação de Moradores, a presidente do Clube de Mães ou do Grupo de Idosos”, argumenta ele.
O novo secretário adjunto da Setecs crê que Maggi tem sensibilidade e audácia política para saber ouvir e compreender os anseios das bases populares. “Essa semente foi plantada com carinho, germinou e, agora, dá frutos”, justifica Lira de Araújo, ao recordar que há mais de 20 anos essa pasta é solicitada.
O secretário Éder de Moraes Dias, da Fazenda, um dos responsáveis pela estreita ligação do governo Maggi com as bases populares desde o quando era presidente da MT Fomento, entende que o governador, novamente, quebrou paradigmas. “O governador, com essa pasta criada e implantada, está dizendo bem alto para a sociedade organizada: “quero vocês comigo”. O diálogo está claro”. Éder de Moraes observa que, com o trabalho de Benjamin Franklin, o governo terá condições de resolver as questões coletivas.
Para o presidente da Ucamb, Édio Martins de Souza, o atual governo já deu mostras de que acredita no trabalho do terceiro setor. “Prova disso são a sede própria da Ucamb e reforma e ampliação de Ucam e Univab, e as parcerias, como o Coberto Solidário e o Natal das Crianças, e, agora, a Secretaria Adjunta”, pondera Édio Martins, ao lembrar que Maggi está honrando compromisso assumido em palanque, no dia 4 de setembro de 2006.
O ex-deputado Carlos Brito, oriundo do movimento comunitário, tendo sido ex-presidente da Associação do Parque Cuiabá, afirmou que “trata-se do primeiro passo de uma grande caminhada”.
O presidente Ucam, Valmir Cardoso Oliveira, fundador da Federação Mato-grossense (Femab) e da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), lembra que pediu (repetidas vezes) a criação da Secretaria de Ação Comunitária para seis governadores, durante mais de duas décadas. Porém, nunca foi atendido. “Precisou vir um homem determinado, nascido no Paraná, que nem conhecia o movimento comunitário, para atender nosso pleito”, afiança Valmir.
O presidente da Femab, Walter Arruda, assegura que “o futuro é agora, na luta pela qualidade de vida”. O presidente do Shopping Popular, Mizael Galvão, acredita que Blairo Maggi fez Justiça ao criar a Secretaria Adjunta de Ação Comunitária vinculada à Setecs, justamente porque Terezinha Maggi é madrinha do movimento comunitário.
O presidente do Sindicato dos Moto-Taxistas de Mato Grosso, Vilson Neves, afirma que “nada é feito sem união e vontade política”.
“Temos perspectivas aqui de realizar um conjunto de ações que, em pouco tempo, irá melhorar a qualidade de vida para milhares de famílias”, resume Vilson Neves.
Também compareceram à posse o presidente da Companhia de Mineração (Metamat), João Justino Paes de Barros; o diretor técnico da Metamat, Wilson Coutinho; o secretário adjunto de Trabalho da Setecs, Jean Estevan; a secretária adjunta de Cidadania da Setecs, Vanessa Rosin; o secretário adjunto de Assistência Social da Setecs, José Rodrigues Rocha Júnior; Pedro Albuquerque, presidente da União das Feiras da Baixada Cuiabana (UFBC); Antônio Bodnar, presidente do Sindicato dos Taxistas de Cuiabá (Sintac); João Lira, coordenador da Assessoria Comunitária da Sanecap; Ataíde Dias Moura, presidente de honra da Ucamb;