A soja é um dos alimentos que se destaca por seu valor nutricional. O grão contém proteínas, algumas vitaminas, fibras e minerais em quantidades superiores a outros grãos. O açúcar presente na soja é pouco aproveitado pelo organismo, o que a torna um alimento possível de ser consumido, inclusive, por diabéticos. São por esses e outros benefícios que o tema “Derivados da Soja” foi discutido no curso de culinária oferecido pela rede Modelo.
Segundo a instrutora de culinária, Luzia Maria Neres Iwashita, tanto a soja como a proteína da soja pode servir de base para várias receitas. “Hoje, o grão já substitui vários alimentos, devido aos benefícios que traz a saúde. Rica em proteína, a soja substitui até mesmo a carne vermelha e o feijão. Com a soja em grão é possível preparar tortas assadas, saladas. Já com a proteína do grão é possível fazer quibe, recheio de pastel, estrogonoff, entre outros pratos”, explicou.
Apesar de suas características nutritivas e dos efeitos benéficos à saúde, a soja não é um alimento de grande aceitabilidade no Brasil. “Isso acontece porque a soja tem um sabor característico, já que possui enzima. No entanto, a proteína da soja está hoje tão perfeita, que mesmo quem não gosta da leguminosa acaba comendo sem perceber muitas vezes. Já o sabor do grão é estranho no início para quem não está acostumado. Neste caso, o mais aconselhável é misturá-lo a outros alimentos, como por exemplo, o feijão. Uma xícara de soja pode ser acrescentada a cada 500 gramas de feijão”, sugeriu a instrutora.
O curso atraiu um número significativo de participantes, já que o tema envolve saúde. “Tivemos um público mais direcionado, como atletas, pessoas que gostam de uma alimentação natural, outros que foram aconselhados por médicos sobre os benefícios da soja, enfim, é importante falar de um alimento que tem inúmeras vantagens”, comentou Luzia.
A aula foi gratuita e os interessados se inscreveram nas próprias lojas do Modelo ou através do site www.modeloiga.com.br. Alguns levaram 1 kg de alimento não perecível para colaborar. Os alimentos arrecadados durante o curso serão doados a instituições filantrópicas. O curso aconteceu no dia 22 de agosto, no Modelo da Prainha, em Cuiabá.