Em breve o município de Barão de Melgaço (localizado a 102 km de Cuiabá) deverá ser contemplado com um Núcleo Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Uma reunião entre o reitor José Bispo Barbosa, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), e o deputado federal Wellington Fagundes (PR), realizada nesta semana, selou a parceria para dar andamento no projeto.
De acordo com o reitor, já existe uma lei municipal que doa a área da antiga Escola Agrícola Municipal ao IFMT. A antiga escola foi construída na década de 80, conta com aproximadamente 5 mil m², e está desativada. “Será necessário uma reforma e para isso estamos buscando emendas parlamentares”, afirmou o José Bispo, que estava acompanhado do prefeito de Campo Verde e professor do IFMT, Dimorvan Brescancin.
Os parlamentares hipotecaram apoio ao reitor e se colocaram à disposição para buscar apoio de outros parlamentares. “Temos o local para a instalação do Núcleo, a demanda e a vontade política. Agora precisamos trabalhar em conjunto para tornar isso realidade”, afirmou o deputado Mauro Savi.
Da mesma forma, o deputado Wellington Fagundes garantiu que também vai destinar recursos via emenda parlamentar para a reforma da antiga sede da escola.
De acordo com o reitor, inicialmente seriam implantados os cursos de Aquicultura e Turismo. “Lá temos uma colônia de pescadores com 2 mil pessoas e uma demanda grande na área de turismo também”, ressaltou.
O IFMT foi criado em 2008 por meio da integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá e da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres. É uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Vinculada ao Ministério da Educação, possui natureza jurídica de autarquia, com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.
Conforme informações do reitor, o IFMT conta com onze campi em funcionamento (Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Confresa, Cuiabá – Octayde Jorge da Silva e Bela Vista – , Juína, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, São Vicente e Sorriso) e outros três em fase de instalação (Alta Floresta, Primavera do Leste e Várzea Grande), além da sua Reitoria instalada em Cuiabá. Ao todo, o IFMT conta com 15 mil alunos e 1.305 servidores.