Um dos mais importantes grupos do hardcore brasileiro se apresentará em Cuiabá no próximo sábado (10). O Zander, liderado pelo guitarrista e vocalista Gabriel Zander, fará uma única apresentação no Cavernas Bar. A abertura do show fica por conta da banda cuiabana Mutare, também do mesmo gênero musical.
As portas do Cavernas Bar serão abertas às 22h e os shows terão início à meia-noite. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos no próprio local, ou com integrantes da Mutare, até a sexta-feira (09) por R$ 20,00. No dia do evento, os ingressos custarão R$ 30,00.
Esta é a primeira vez que o Zander vem à capital mato-grossense. A banda foi fundada por Gabriel, também conhecido como Bil, em 2008, depois do fim do Deluxe Trio, seu grupo anterior. Desde então, o Zander lançou dois discos cheios e três EPs em quase 10 anos de trajetória.
O EP “Em Construção” ganhou vida em outubro de 2008, tendo o videoclipe da música “Pólvora” como carro-chefe. Já em julho de 2009, o Zander lançou “Do The Shindo” como parte da coletânea do Estúdio Superfuzz, comandado pelo grupo à época. Em seguida, em agosto daquele ano, o grupo lançou seu segundo EP: “Já Faz Algum Tempo”. Deste lançamento veio o videoclipe da música “Dialeto”.
No período, o Zander tocou com a banda americana Samiam em São Paulo e passou por mudanças em sua formação. Já em setembro de 2010 a banda lançou seu primeiro disco cheio, intitulado “Brasa”, em formato digital. A versão física veio no mês de novembro do mesmo ano, com apresentações no Rio de Janeiro e em São Paulo, e em outubro o grupo se abriu o show da banda americana Green Day na capital paulista.
Em 2014, o grupo lançou “EP’Tizer” com seis músicas, dando continuidade ao lema de “nunca se repetir”, com uma nova sonoridade em relação ao hardcore já feito antes. O último lançamento do Zander é o disco Flamboyant, de 2016.
Além de Gabriel, a formação que vem a Cuiabá ainda tem o baterista Bruno Bade, o baixista Marcelo Malni e o guitarrista Gabriel Arbex. Anteriormente, o Zander já teve em sua formação o guitarrista Phillipe Fargnoli, ex-Dead Fish e atual CPM 22.
Zander e Mutare
Em sua formação, a Mutare foi influenciada pela sonoridade do Zander. A história das duas bandas começou a se cruzar de maneira definitiva em 2016. A banda cuiabana gravou seu primeiro EP, intitulado “Mude”, em Cuiabá com o produtor musical Wel Ribeiro. Gabriel Zander foi o responsável por mixar e masterizar as quatro músicas quem fazem parte de “Mude” no estúdio Costella, em São Paulo.
A Mutare é uma banda de hardcore nascida em Cuiabá no ano de 2013. Com influências variadas dentro do segmento, a banda trafega por sons que vão desde o punk californiano que se consolidou nos anos 90 com bandas como NOFX, Bad Religion e Pennywise, até sons mais modernos como os de Rise Against, Belvedere e A Wilhelm Scream. O quinteto também se inspira em bandas brasileiras do hardcore, como Dead Fish, Zander, Garage Fuzz, entre outros, para criar um som pesado, dinâmico e moderno.
O conteúdo das letras da Mutare tem como inspiração o cotidiano, as relações humanas e a política, de maneira geral. Tratando de uma perspectiva tanto pessoal, do eu, quanto do social, as letras carregam uma criticidade apurada, olhando para a realidade sem pudores.
Integram a Mutare: André Alves (voz), Mikhail Favalessa (guitarra), Heitor Jooji (guitarra), André Dorileo (baixo) e Maicol Fernando (bateria). Todos os integrantes já tiveram passagens por bandas extintas de hardcore e metal do cenário cuiabano como N3CR, Snorks, Insane, Ninguém e Karrascos.
De 2013 para cá, o grupo vem se apresentando em diversos eventos em Cuiabá e Várzea Grande, divulgando suas composições próprias, músicas de bandas que influenciam o som da banda, além de versões do rock nacional em uma estética mais próxima do hardcore. Palcos habituais da cena cuiabana, como Cavernas Bar e o Malcom Pub, são alguns dos locais que já receberam shows do grupo.