O Banco do Brasil (BB) foi listado no relatório ‘CDP Report Global 500’ de 2011 como uma das 500 empresas com melhor desempenho na gestão de carbono. O relatório, divulgado no mês de setembro, avalia o desempenho empresarial de mais de 2 mil empresas, listadas em diversas bolsas de valores mundiais. São avaliadas questões como política empresarial de mudanças climáticas, emissões de gases de efeito estufa e gestão de recursos hídricos e energéticos.
O Carbon Disclosure Project (CDP) é uma organização de investidores internacionais independentes, detentora da maior base de dados corporativos sobre mudança climática. Estas informações são disponibilizadas a investidores para auxiliá-los em suas tomadas de decisão. O relatório informou ainda que estas 500 empresas receberam, em média, investimentos duas vezes e meia maiores que as outras e aponta o crescimento do critério “sustentabilidade empresarial” nas análises dos investidores.
O primeiro inventário de emissões de gases do efeito estufa (GEE) do BB foi elaborado em 2009, tendo por base as emissões de 2008, e tem sido aprimorado anualmente por meio da melhoria dos sistemas de gestão e incorporação de novas fontes. Para 2012, está prevista a certificação do inventário do BB, de acordo com a norma internacional ISO 14064.
Segundo Robson Rocha, vice-presidente Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável, “o Banco do Brasil se alinha às melhores práticas internacionais, promovendo a adequada gestão das emissões de gases efeito estufa decorrentes de sua atuação e colaborando no desafio de combate ao aquecimento global”.
Fonte:
Banco do Brasil