“Todos devem ter o direito a uma alimentação de qualidade”. Com esta frase o deputado Benedito Pinto (PMDB) justifica seu projeto de lei que cria o Programa Estadual de Incentivo à Doação de Alimentos – Banco de Alimentos do estado de Mato Grosso.
A intenção é atender à população carente por meio da doação de alimentos, feita através de cadastro em instituições sociais. “Nosso objetivo é complementar a alimentação das pessoas que não têm condições de garantir a nutrição necessária à família”, explica o parlamentar.
O benefício será estendido também a creches, escolas, abrigos de idosos, albergues, casa de apoio, bem como a outras instituições credenciadas, a exemplo de Organizações Não-Governamentais (ONGs). E será feito por um grupo intergestor, que será responsável pela captação e seleção dos produtos, condicionamento e armazenamento adequado até a distribuição dos gêneros alimentícios. Também haverá a realização de oficinas e cursos de capacitação destinados a difundir técnicas de redução do desperdício de alimentos.
“De forma alguma serão permitidas doações ao Banco de Alimentos em dinheiro, somente poderão ser recebidos produtos perecíveis e não-perecíveis”, esclarece Benedito Pinto.
Segundo informações da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – FAO – há um bilhão de pessoas passando fome em todo o planeta.
Cerca de 30 mil crianças morrem de fome a cada dia, 15 milhões por ano, um terço das crianças dos países em desenvolvimento apresenta atraso no crescimento físico e intelectual por falta de alimentação adequada. O Brasil é o 9º país com o maior número de famintos no mundo, são 15 milhões de crianças desnutridas, 45% delas, menores de cinco anos.
“As estatísticas são alarmantes, pois a distribuição de alimentos é pequena, se comparada ao número de necessitados. Não podemos admitir que em um estado campeão na produção de alimentos as pessoas passem fome. Juntos, Legislativo e Executivo, podem sim contribuir na erradicação da fome, basta que essas forças se unam”, conclui o deputado.