O Commerzbank, segundo maior banco da Alemanha, apresentou ao vice-governador Chico Daltro (PSD), na sede da instituição, em Londres, uma proposta de financiamento de até R$ 6 bilhões para a área de infraestrutura em Mato Grosso.
Durante a reunião, conduzida pelo vice-presidente de estruturação de finanças da instituição, Daniel Bauchet, o banco mostrou interesse também em financiar recursos para viabilização de projetos de energia limpa e minérios.
De acordo com Chico Daltro, que busca na Europa investimentos e parcerias que beneficiarão Mato Grosso, o Commerzbank tem operações em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Em Mato Grosso, no entanto, o banco não opera ainda.
Chico Daltro afirmou que os diretores avaliaram de forma positiva os indicativos econômicos do nosso Estado e as áreas de investimento estão dentro dos planos deles.
"A diretriz do governador Silval Barbosa é para que nós acompanhemos o que está acontecendo no mundo. Mato Grosso tem diversos atrativos para o mercado financeiro mundial. É necessário que o Governo do Estado se faça presente nos grandes centros financeiros internacionais, pois o que Mato Grosso tem é o que o mercado necessita", destacou Daltro.
POTENCIAL MATO-GROSSENSE
Energia limpa, alimentos, créditos de carbono, tecnologia de combustível de fonte renovável são alguns dos conteúdos de destaque de Mato Grosso. Segundo o vice-governador, como indutor do desenvolvimento sustentável, é preciso que o governo esteja sintonizado com o mercado mundial. Uma das atribuições delegadas à vice-governadoria é voltada para as relações institucionais.
“Vamos aumentar esse trabalho com os investidores em busca de parcerias sólidas para o Estado”, pontuou Daltro.
As reuniões na Europa têm o mesmo objetivo, que é fazer contato com bancos investidores que tenham interesse em investir em Mato Grosso. A avaliação tem sido positiva, como destacou o vice-governador Chico Daltro, na medida em que as conversações têm avançado. "As reuniões têm sido produtivas e positivas. A intenção do Commerzbank em financiar parceria com nosso Estado mostra nosso potencial", salientou.