A primeira manifestação de 2016, em defesa da Caixa 100% irá ocorrer nesta terça-feira, dia 12 de janeiro, quando instituição financeira completa 155 anos de fundação. O Sindicato dos Bancários realiza Ato Público com distribuição de bolo para lembrar a fundação da Caixa, na porta da Agência Paiaguás, Centro de Cuiabá, às 11h.
De acordo com o secretário de imprensa e comunicação e empregado da Caixa, John Gordon Ramsay, a manifestação é contra o Projeto de Lei do Senado 555 (PLS 555/2015) – que obriga empresas 100% públicas a se tornarem sociedades anônimas.
O projeto de lei 555/2015, conhecido como Estatuto das Estatais, quer transformar as instituições públicas, como Caixa, Petrobras e Correios, em empresas de economia mista e em sociedades anônimas. Em outras palavras, a proposta tem a intenção de privatizar as instituições federais, fundamentais para o desenvolvimento do país. Também pode ser o fim dos programas sociais do governo, responsáveis para redução das diferenças sociais nos últimos anos.
Fundação da Caixa
A Caixa Econômica Federal completou 155 anos, no dia 12 de janeiro. A história do maior banco 100% público do país, que começou com a poupança dos vinténs dos escravos na busca pela liberdade, suas cartas de alforria. O imperador Dom Pedro II, por decreto em 1861, cria a Caixa, hoje o terceiro maior banco público da America latina.
—