O patrulhamento das fronteiras passará a contar ainda este ano com dois veículos aéreos não tripulados (Vant). Um equipamento deste tipo começará a ser usado imediatamente e o outro em poucos meses, em meados de 2011. A informação foi divulgada pelo superintendente da Polícia Federal (PF) em São Paulo, Roberto Troncon Filho.
As afirmações foram feitas durante um debate sobre segurança pública, em São Paulo, quando o superintendente falou sobre os investimentos do governo federal no combate à criminalidade nas áreas de fronteira. Segundo ele, os aviões são exemplos desses investimentos.
O superintendente disse que, sem a ajuda dos Vants, é impossível para a PF e as Forças Armadas vigiarem os 23 mil quilômetros de fronteiras do Brasil. “Ainda que as Forças Armadas fossem fazer só a segurança de fronteiras, é impraticável”, afirmou.
O superintende da PF também defendeu a integração entre as várias forças policiais do País, além de acordos entre as nações vizinhas, para melhorar o combate à criminalidade. “O Brasil está buscando cada vez mais a cooperação entre órgãos públicos não só em nível nacional, mas com países vizinhos para otimizar o nosso trabalho. Torná-lo inteligente sem prejudicar a integração dos povos, que é objetivo de todos”, disse.
Fonte:
Agência Brasil