Um avião monomotor com cerca de 400 quilos de cocaína foi apreendido numa fazenda no município de Rosário Oeste (128 km de Cuiabá), na manhã desta segunda-feira (29). O piloto, o boliviano José Fernandez, fez pouso forçado por causa de pane seca (falta de combustível).
Funcionários da propriedade rural o detiveram, porém, num descuido, o suspeito correu para o mato, mas foi cercado por cães. A Polícia Civil local foi avisada.
Policiais do GOE (Grupo de Operações Especiais), da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes) e peritos saíram de Cuiabá pela manhã e encontraram o piloto detido. Fernandez confessou que trazia droga da Bolívia.
Segundo o chefe do GOE, delegado Vladimir Fransosi, a comunicação com a fazenda é muito difícil, só feita por rádio. Policiais saíram da fazenda, que fica a cerca de 80 km do município, por volta das 19h (horário de Brasília) e devem chegar três horas depois, demora esta devido ao peso e importância da carga.
Depois, a cocaína vai ser encaminhada à Politec (Polícia Técnica) e submetida à perícia. A carga e o piloto serão encaminhados à Polícia Federal, já que ele deve ser indiciado em tráfico internacional de droga e porte ilegal de arma. O boliviano portava uma pistola 9 mm.
Jorge EstevãoUOLCbá