Aproveitando a presença de autoridades da Frente Parlamentar Ambientalista na audiência pública que discutiu os recursos hídricos do Brasil Rio+ 20, o deputado Carlos Avalone(PSDB) pediu para que seja revista a liberação de mais reservas indígenas por decreto, mas que passe pelo Congresso Nacional.
“Aqui em Mato Grosso temos 13 milhões de hectares em reservas indígenas e há estudos para que sejam criadas 25 novas reservas que daria mais 3 milhões de hectares.
Sendo que 1,5 milhões é área produtiva”, argumentou Avalone.
Avalone participou da discussão, referente aos mananciais de água e a poluição crescente no mundo apresentado pela palestrante Malu Ribeiro, Coordenadora da Rede de Águas da Fundação SOS Mata Atlântica e disse que Mato Grosso já começou a fazer sua parte recuperando a mata ciliar da beira dos rios com o projeto do Instituto Ação Verde , do qual ele é presidente licenciado. “Nós aqui em Mato Grosso, o segmento empresarial e outras federações, nos organizamos para promover ações de recuperação das margens dos rios até 2020”, anunciou o deputado.
O projeto Verde Rio além de recuperar o meio ambiente, também conscientiza a população ribeirinha que recebe recursos para plantar as mudas e ajudar na recuperação dos rios. “Temos um viveiro que já produziu 1 milhão de mudas para esse trabalho de recuperação. Além de uma outra parceria com a Eletrobrás para reflorestar áreas degradadas onde existem pequenas centrais hidrelétricas”, comentou.
O deputado ainda lembrou que quem deve escolher a energia que quer ter é a sociedade. “Os empresários aguardam que a sociedade decida e assim seja ordenado por lei a escolha se é nuclear, eólica ou a gerada pelas águas”, finalizou.