Os artesãos de Várzea Grande terão uma grande oportunidade de mostrar seus trabalhos para todo o estado de Mato Grosso. Representados pela Associação Várzea-grandense de Artesãos (AVA), os artistas vão expor seus trabalhos durante a 45ª Exposição Agropecuária de Cuiabá, no período de 5 a 15 deste mês, na Acrimat, localizada no bairro do Porto em Cuiabá.
Com apoio da prefeitura de Várzea Grande e do secretário de Meio Ambiente e Agricultura, José Aguiar Portela, que doaram 15 barracas, os artesãos várzea-grandenses vão expor desde bijuterias fabricadas de sementes de vários tipos de árvores nativas até as tradicionais redes confeccionadas pelas redeiras da comunidade de Limpo Grande.
Inclusive, segundo a presidente da AVA, Rita Avelino da Silva, as redes várzea-grandenses são os carros-chefe da exposição dos artesãos do município, que será representado por 15 barracas com os mais variados produtos da terra. “Até comidas típicas estaremos vendendo na Expoagro de Cuiabá. O nosso município é rico em cultura, artes e até na gastronomia. Lá, estaremos com pratos como o peixe do Bonsucesso e a Maria Izabel, comidas que o povo mato-grossense aprecia muito”, ressaltou Rita Avelino.
De acordo com a presidente da AVA, a perspectiva de arrecadação nos dez dias de exposição é muito boa. Desde que a AVA recebeu o apoio da atual administração, os artesãos várzea-grandenses vem expandindo seus negócios não em Várzea Grande e Cuiabá, mas em todo o Mato Grosso.
“Pela diversidade de trabalhos que estaremos expondo, não tenho dúvida que será o maior sucesso. A arte de Várzea Grande vive um momento de muita produtividade”, afirmou, ressaltando confiar no talento do artista várzea-grandense.
Rita Avelino ressaltou ainda que a entidade também irá expor no Pavilhão do governo do estado com quatro barracas, tendo a participação de artistas plásticos e mais de 50 quadros.