A Austrália advertiu nesta quarta-feira que dispõe de “informação confiável” sobre um atentado terrorista iminente em Manila, capital das Filipinas, em cuja região sul atuam grupos armados islâmicos. “Os terroristas estão planejando atentados contra alvos em vários lugares, incluídos lugares frequentados pelos estrangeiros”, indica o Departamento de Exteriores australiano em comunicado.
Em virtude da ameaça, o governo australiano recomendou a seus cidadãos que tenham mais precaução na cidade e se abstenham de viajar ao sul, onde proliferam os sequestros de ocidentais. À advertência da Austrália se somam às das embaixadas de Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
Segundo o porta-voz presidencial filipino, Edwin Lacierda, o Exército e a Polícia estão em máximo alerta na capital, preparados para reagir perante qualquer possível ataque. “Estamos trabalhando com nossos aliados para validar a informação e coordenar as possíveis respostas. Como precaução, as Forças Armadas e a Polícia Nacional estão em alerta na capital”, acrescentou.
O sul das Filipinas é considerado um dos lugares mais perigosos da Ásia, porque à atividade de grupos rebeldes comunistas e muçulmanos se une a proliferação de armas e negócios de sequestros e assassinatos encomendados.
EFE/Terra