O presidente Jair Bolsonaro escolheu Augusto Aras para suceder Raquel Dodge na Procuradoria-Geral da República. O mandato de Dodge encerra dia 17 de setembro. O Senado ainda terá que aprovar a indicação.
O Subprocurador-Geral da República Antônio Augusto Brandão de Aras (Augusto Aras ) tem 60 anos, é baiano de Salvador e integra o Ministério Público Federal desde 1987. É o atual coordenador da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão (CCR), que atua em matéria econômica e do consumidor. O subprocurador-geral também atuou nas 1ª e 2ª CCRs que tratam dos assuntos administrativo e criminal, respectivamente, além de integrar o Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF).
Augusto Aras também foi procurador regional eleitoral na Bahia (1991/1993); representante do MPF no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (2008/2010) e corregedor auxiliar do MPF (2012/2013), além de ser professor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) desde 2002.
É doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), Mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal da Bahia (2000). Atualmente, é professor da Universidade de Brasília, lecionando as disciplinas de Direito Eleitoral e Direito Privado.
Aras não faz parte da lista tríplice enviada ao presidente Jair Bolsonaro pelos procuradores da República após votação interna. É a primeira vez em 16 anos de tradição que a lista é desconsiderada.