quinta-feira, 21/11/2024
InícioAgronegócioAudiência Pública vai discutir embargo à importação da carne bovina

Audiência Pública vai discutir embargo à importação da carne bovina

Proposta pelo deputado estadual Guilherme Maluf, o objetivo da audiência pública é ampliar a discussão, provocar questionamentos e buscar soluções.

Devido aos fatos recentes de embargos à importação da carne bovina por parte da União Européia (UE) e da Rússia e em decorrência dos impactos causados em todo o complexo do setor, economia do Estado e consequentemente na balança comercial do Brasil, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) realizará audiência pública, no próximo dia 15, para discutir o assunto.
Com o tema: “A realidade da Pecuária e da Cadeia Produtiva da Carne bovina em Mato Grosso”, o evento contará com a participação de pecuaristas, técnicos, pesquisadores e analistas além de outros segmentos do setor e também dos setores de produção, governamental e industrial para que a discussão seja ampla resultando em questionamentos e soluções.
“Diante da difícil situação e dos efeitos negativos e preocupantes para o setor e para a economia do Estado, cabe ao Poder Público e ao agente público buscar e conhecer, debater e discutir meios e formas de buscar caminhos para solucionar ou minimizar as os problemas que afetam os diversos níveis das atividades da cadeia produtiva da carne bovina”, disse o deputado.
Crise de Mercado
A atual crise de mercado do setor da carne bovina provocada pelos embargos impostos pela União Européia e a Rússia afeta diretamente a atividade e a economia de Mato Grosso. “É uma decisão unilateral de difícil avaliação pois não se pode medir, a princípio, sua duração. O certo é que os argumentos alegados pelas nações compradoras, em parte, procedem, já que os sistemas de rastreamento, fiscalização e sanidade deixam a desejar em determinadas circunstâncias”, complementou Maluf ao dizer, ainda, que são falhas admitidas, inclusive, por componentes do processo produtivo, fiscalizador e de industrialização.
Quadro de incerteza
De acordo com analistas do setor o que se tem de concreto, no momento, é um quadro nebuloso e de incertezas, carente de soluções rápidas e seguras sob pena de desestruturação da cadeia produtiva, notadamente no segmento primário. “A pecuária de cria, recria e engorda, sem dúvida é o elo mais vulnerável diante das sobressaltos do mercado, com efeitos danosos para os negócios diretos e indiretos interdependentes do complexo da carne”, pontuou o parlamentar.
Meio Ambiente
A preocupação com o meio ambiente também estará em pauta, uma vez que o manejo inadequado das pastagens, inobservância e respeito aos limites da reserva legal e áreas de proteção permanente são apontados como causadores de danos ambientais.
“É muito importante que os diversos segmentos da sociedade compareçam à audiência pública para que toda essa problemática seja discutida e possamos encontrar os melhores caminhos para a atual situação quanto ao embargo à importação de carne pela União Européia e Rússia. É uma discussão de extrema relevância para Mato Grosso”
A audiência pública ocorrerá no dia 15 de março de 2008, às 15 horas, no Plenário das Deliberações da Assembléia Legislativa.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes